Ao longo da história, o COBOM passou por diversas transformações, impulsionadas principalmente pelos avanços tecnológicos e pelo aumento da demanda por seus serviços. De um sistema rudimentar baseado em sinos e sirenes, o COBOM se tornou um centro moderno e integrado aos demais órgãos de Defesa Social, com o objetivo de oferecer um atendimento ágil e eficiente à população.

Em 1913, a primeira forma de acionamento da seção de bombeiros ocorria através das guardas civis que, ao se depararem com emergências, acionavam sinos e sirenes.

Em 1964, foi inaugurado o serviço de radiocomunicações do Corpo de Bombeiros na capital mineira para que os batalhões de bombeiros e as viaturas operacionais se comunicacem durante o atendimento às ocorrências.

Em 1969, foi instituída a função de Inspetor de Serviços de Bombeiros no Centro de Operações Policiais do Estado com o empenho de Capitães dos Grupamentos de Incêndio da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em 7 de setembro de 1973, o tridígito 193 foi instituído para acionar o Corpo de Bombeiros Militar.

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Fonte: Estado de Minas - De hoje em diante, seu amigo PM atende pelos seguintes telefones: Rádio Patrulha, 190; Corpo de Bombeiros, 193. Belo Horizonte, 07 de setembro de 1973, folha 07.

Em 25 de dezembro de 1989, o Centro de Operações de Bombeiros (COBOM) iniciou suas operações atuando como centralizador centralizador de todas as chamadas oriundas do tridígito 193, recebendo as chamadas de emergência, coordenando as operações, controlando os empenhos e despachos das viaturas operacionais.

Em 2004, o Decreto Estadual nº 43.778 criou o Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS) e o COBOM passou a compor o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD). O COBOM passou a ter 10 cabines de atendimento operadas por teledigifonistas civis, surgindo a função de supervisor de teleatendimento para os bombeiros militares.

Em 2005, a Resolução nº 156 do CBMMG definiu que o Chefe do COBOM seria um Tenente-Coronel Bombeiro Militar.

Em 2006, o Decreto 44.411 elevou o COBOM à Unidade de Execução Operacional, atuando com 1 coordenador, 1 adjunto de operações, 3 cabines de despacho, 10 cabines de teleatendimento e 1 cabine de supervisão de despacho.

Em 2018, o CIAD foi instalado no Prédio das Alterosas na Cidade Administrativa de Minas Gerais onde funciona a centralização do atendimento de chamadas telefônicas bem como o despacho de recursos operacionais com total automatização dos registros de ocorrências efetuadas pelos órgãos componentes do Sistema Integrado de Defesa Social (COBOM, COPOM, CEPOLC e SEJUSP).