O Portal do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais procura seguir as diretrizes do eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004.

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

A seguir uma lista das ferramentas de acessibilidade disponíveis:

Tamanho da letra

A maioria dos navegadores atuais já possuem implementações próprias para ajustes de tamanho de letra e a mesma pode ser usada para esse portal. Para isso basta usar as seguintes combinações de teclas:

Para usar o zoom no Microsoft Windows ou no Linux:

• pressione a tecla CTRL e digite a tecla + (mais) para aumentar
  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla - (menos) para diminuir
  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Para usar o zoom no Mac OS:

• pressione a tecla COMMAND e digite a tecla + (mais) para aumentar
  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla - (menos) para diminuir
  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Alguns navegadores também aceitam mudança de tamanho usando a roda do mouse, enquanto se mantém a tecla “ctrl” ou “cmd” pressionada.

Menu para navegação por teclado

Ao pressionar a tecla TAB para navegação do portal por teclado, abre-se um submenu que leva direto aos pontos principais da página.

Atalhos de navegação via teclado

Utilize as teclas de atalho para ir diretamente a alguns pontos do Portal. Os atalhos são acionados pela combinação de duas ou mais teclas. As teclas de atalho dependem do sistema operacional (Microsoft Windows, Mac OS, Linux, DOS etc.) e do navegador (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari etc.) que você usa. Procure manter-se atualizado quanto à configuração do seu computador, caso as recomendações feitas nesta página não funcionem.

As configurações mais comuns são:

• a tecla ALT para os navegadores Internet Explorer, Google Chrome e Safari em um computador Microsoft Windows
  • as teclas SHIFT e ALT, simultaneamente, para o navegador Mozilla Firefox em um computador Microsoft Windows ou Linux
  • a tecla COMMAND para o sistema operacional Mac OS

Mantendo essas teclas pressionadas, digite também um dos seguintes números para ir direto ao ponto (não utilize o teclado numérico, geralmente à direita do seu teclado):

• Tecla 1 - Conteúdo principal da página corrente
      • Tecla 2 - Menu principal
      • Tecla 3 - Navegação da sessão corrente do Portal
      • Tecla 4 - Campo de busca geral do Portal
      • Tecla 5 - volta-se para a página inicial.
      • Tecla 6 - Mapa das principais sessões do Portal

Os atalhos padrões do portal para a página principal são:

• Tecla 1 - Campo de busca geral do Portal
      • Tecla 2 - Menu principal
      • Tecla 3 - Seção de acesso rápido
      • Tecla 4 - Seção de notícias
      • Tecla 5 - Seção de concursos
      • Tecla 6 - Seção de mídias sociais
      • Tecla 7 - Mapa das principais sessões do Portal

Leitores de tela e tecnologias assistivas

A acessibilidade no Portal do CBMMG está inserida na programação HTML das páginas e é automaticamente identificada por programas de leitura de tela como o Jaws e o Voiceover. Segue alguns gratuitos abaixo:

Mouse controlado por movimentos da cabeça

Alguns programas permitem que o ponteiro do mouse seja controlado por meio de movimentos da cabeça.

Reconhecimento de fala

Programa de reconhecimento de fala totalmente online, gratuito, admite pontuação, permite que você programe a pontuação e frases padrão, e oferece também a opção de reconhecimento de fala de outras línguas nativas.

Tradução automática de conteúdos de Língua Portuguesa para a Libras

Usuários que preferirem o conteúdo do portal traduzido para libras, podem fazer uso dos aplicativos , disponível gratuitamente nos links abaixo:

Facilidades dos sistemas operacionais

Além das ferramentas úteis oferecidas pelos navegadores, os sistemas operacionais também contam com recursos próprios que podem facilitar seu uso, tornando-os mais acessíveis. A seguir, há uma lista de links para páginas que orientam quanto à utilização desses recursos. Algumas destas páginas são dos próprios fornecedores dos sistemas, outras são de terceiros.

Ferramentas úteis nos navegadores

Alguns navegadores oferecem ferramentas acessórias (chamadas de extensões ou complementos) para potencializar seu uso. Muitas delas visam a aprimorar a acessibilidade. Aqui vai uma lista de ferramentas que podem ser obtidas para melhorar a sua experiência, com detalhes de onde obtê-las e como instalá-las. As instruções para configuração de algumas dessas ferramentas estão em inglês.

Usando o Google Chrome:

Usando o Mozilla Firefox:

Navegação assistida

O portal foi estruturado para facilitar navegação assistida, seguindo as recomendações de acessibilidade do Web Content Accessibility Guidelines 2.0 (Guia de acessibilidade para conteúdo da web 2.0) e do eMAG 3.1, sendo estes o guia internacional e o nacional mais recente, respectivamente.

Level AA conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 2.0

Dúvidas, sugestões e críticas:

No caso de problemas com a acessibilidade do portal, favor entrar em contato através do email: suporte.sistemas@bombeiros.mg.gov.br.