O Centro de Operações de Bombeiros Militar (COBOM) é uma Unidade de Execução Operacional responsável pela coordenação das atividades operacionais de bombeiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O COBOM está inserido no Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD) e atua como o braço do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) junto aos demais órgãos do sistema estadual de defesa social. 

O COBOM atua como um elo entre o cidadão que precisa de socorro e as guarnições de bombeiros dos batalhões. O COBOM não dispõe de viaturas para atendimento, mas aciona os batalhões responsáveis, informando sobre a ocorrência e seu endereço para que estes enviem as unidades de resgate, caminhões de combate a incêndio ou outros veículos de salvamento.

Para exercer bem a interligação entre o cidadão e as guarnições, o COBOM possui alguns setores diretamente relacionados ao atendimento das chamadas recebidas via 193:

...

Teleatendimento: Realiza o atendimento ao 193, colhendo informações para a triagem da ocorrência, registrando as chamadas no sistema CAD e orientando o solicitante em casos de parada cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas e outras emergências.

Despacho: Verifica qual unidade possui a viatura necessária para o atendimento, acionando o recurso via CAD e rádio, mantendo contato com as guarnições em atendimento e decidindo as prioridades de empenho de recursos em situações de alta demanda.

Coordenação: Coordena o trabalho desenvolvido no teleatendimento e despacho na RMBH, acompanha a disponibilidade de viaturas e efetivo em todo o estado, monitora as ocorrências em Minas Gerais e mantém contato com outros órgãos para o atendimento a ocorrências complexas.

O COBOM se subordina ao 1º COB (Comando Operacional de Bombeiros), que coordena as ações do COBOM nas Unidades da RMBH (1º, 2º e 3º BBM). O COBOM trabalha com um Plano de Articulação, que define a lógica de atendimento à população por batalhões, suas frações e áreas de atuação.