Clique nos links abaixo e obtenha mais informações. Procure a unidade do Corpo de Bombeiros Militar mais próxima de sua residência e consulte sobre a existência destes projetos:
Consiste em trabalho de conscientização sobre os procedimentos a serem adotados diante de acidentes domésticos, incêndios, afogamentos, além de educar quanto às formas corretas de circulação em vias públicas, onde soltar pipas, como andar de bicicleta em segurança e o porquê de se respeitar a natureza.
A equipe do Corpo de Bombeiros visita as escolas ministrando palestras, fazendo demonstrações práticas e a distribuição de cartilhas educativas. Em um segundo momento, os alunos visitam as instalações do quartel, onde recebem orientações e demonstrações práticas sobre as atividades desenvolvidas pelos bombeiros.
O público alvo: alunos do ensino fundamental.
Esse projeto, em parceria com os Bancos de Leite Humano (BLH) das Prefeituras Municipais, tem por finalidade proporcionar atendimento às mães com problemas relativos à amamentação, incentivar o aleitamento materno na comunidade e coletar o leite de mães doadoras.
O leite humano coletado é transportado para o BLH, onde é pasteurizado, colocado sob análise microbiológica e distribuído para crianças hospitalizadas que necessitam de leite materno: crianças de baixo peso, filhos de mães portadoras do vírus HIV, as quais não podem amamentar, crianças que perderam a mãe e outras que precisam deste líquido precioso para viver.
O leite materno é reconhecido mundialmente como um poderoso agente de saúde, principalmente para as crianças abaixo de seis meses de vida, reduzindo significativamente as doenças infecciosas, respiratórias, e do aparelho gastrointestinal; colaborando com o fim da desnutrição e reduzindo os índices de morbidade e mortalidade infantil.
No desenvolvimento do projeto, bombeiros femininos efetuam a coleta do leite humano nas residências das mães doadoras, em uma escala alternada, visitam as mães com problemas relacionados à amamentação, às quais fornecem orientações, encaminham aquelas com maiores problemas ao BLH e captam doadoras, além de trabalharem para o incentivo da amamentação natural.
É um projeto social cujo principal objetivo é preparar os alunos para o enfrentamento de situações de emergência no campo da segurança contra incêndio e pânico, disseminando a cultura prevencionista do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). É uma atividade sócio-educativa que agrega orientações e assistência para conduta positiva junto à sociedade.
As atividades de prevenção englobam: prevenção contra incêndios, primeiros socorros, prevenção de afogamentos e dos vários tipos de acidentes (dentre eles os domésticos, os de trabalho e os de trânsito), assim como noções de proteção e prevenção no campo da defesa civil.
Dentro do contexto de responsabilidade social, verificada a degradação ambiental, o quadro de violência e criminalidade dos últimos anos e tantos outros males que assolam nossa sociedade, o CBMMG aproveita a convivência com as crianças e adolescentes como oportunidade para a disseminação de conhecimentos na área de convívio social, despertando também a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios, cidadania, civismo e atividades recreativas.
O projeto se baseia na estrutura física e nos recursos humanos do CBMMG e tem como público alvo crianças e adolescentes de 09 a 15 anos, de ambos os sexos.
Para se integrarem ao projeto, os candidatos são selecionados através de uma avaliação sócio-econômica que dá prioridade, entre outros aspectos, à condição de baixa renda da família. É uma forma de proporcionar aos menores um relacionamento sadio e produtivo, possibilitando oportunidades para exercitar sua iniciativa, independência e busca de identidade.
O projeto Bombeiro Mirim é mais uma das respostas positivas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, pois, ao mesmo tempo em que envolve a criança ou adolescente em uma ocupação sadia, diminui a sua frequência nas ruas e a sua possível assimilação pela marginalidade.
O projeto Bombeiro Sênior reflete a preocupação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no enfrentamento dos problemas associados ao envelhecimento, com a valorização e um melhor aproveitamento do imenso potencial de conhecimento, memória e competência das pessoas da terceira idade em iniciativas voltadas ao desenvolvimento social.
Tem como objetivo proporcionar ao público sênior uma oportunidade de adquirir e aprimorar conhecimentos úteis no seu dia-a-dia, de maneira que ele possa se prevenir contra acidentes que circundam sua vida, bem como repassar aos seus familiares e amigos os conhecimentos adquiridos durante o curso, interagindo com a comunidade.
O projeto é mais uma ferramenta do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para garantir a humanização no relacionamento com os idosos, oferecendo-lhes o respeito e o reconhecimento que merecem.
Consiste em um curso de quatro meses, que procura promover o desenvolvimento do indivíduo, focado em suas qualidades físicas, e que busca, acima de tudo, a prática do esporte, neste caso a natação.
O projeto é totalmente gratuito. A ação principal é atender crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos, com atividades desportivas (natação). Os alunos também participam de atividades culturais e recebem conhecimentos sobre cidadania, civismo, preservação ambiental, noções básicas de primeiros socorros, entre outras atividades recreativas. Tudo é reforçado com orientações e assistência para conduta positiva junto à família e à sociedade, de forma a evitar o envolvimento destes jovens com a criminalidade e com as drogas.
Os resultados esperados com a implementação do projeto são:- Propiciar às crianças e aos adolescentes condições ideais para a prática de atividade desportiva (natação), com apoio de pessoas capacitadas e aporte de todo o recurso logístico necessário, atuando na formação de atletas, pessoas, cidadãos e profissionais;
- Promover a integração da família, escolas, entidades e serviço público na construção de um ambiente de integração humana saudável e seguro;
- Proporcionar à criança e ao adolescente um ambiente salutar de convívio, desenvolvendo atitudes de respeito ao próximo, trabalho em equipe, disciplina e responsabilidade.