Nesta quinta-feira (9), a 5ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou o seu 3° Workshop, dedicado a abordar a prevenção e os desafios enfrentados durante o período de estiagem, capacitar e ampliar a consicentização dos representantes das coordenadorias municipais de proteção e defesa civil (Compdec), e do setor de meio ambiente, gerentes de parques estaduais e outros agentes públicos e privados envolvidos com o tema.

O evento ocorreu no auditório do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato e teve como público-alvo as Defesas Civis dos municípios abrangidos pela área de atuação da 5° Cia Ind.

O workshop foi aberto pelo major Luiz Paulo, comandante da 5a Cia Ind BM e contou com a presença do tenente-coronel Ivan Santos Pereira Neto, coordenador de Meio Ambiente no Comando Especializado de Bombeiros (CEB), que compartilhou sua expertise e experiências sobre a temática.

Além disso, Marilza Martins de Carvalho, Gestora Ambiental do Monumento Estadual Gruta Rei do Mato, e o capitão Rafael de Figueiredo Barbosa, subcomandante da 5° Cia Ind, também contribuíram como palestrantes, enriquecendo o evento com seus conhecimentos e perspectivas.

O principal foco das discussões foi a compreensão das complicações associadas ao período de estiagem e a implementação de estratégias para lidar com esses desafios de forma eficaz e colaborativa. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar informações e experiências, fortalecendo os laços de cooperação e preparação para enfrentar situações adversas.

O evento representou mais um esforço da 5° Cia Independente BM em promover a conscientização e a capacitação da comunidade, visando à segurança e o bem-estar de todos os cidadãos da região.