2°COB realiza workshop para os militares da unidade e outras instituições

Início / Notícias Criado em: 09-11-2022 às 10h:40

De forma a preparar os militares do âmbito do 2º Comando Operacional de Bombeiro (2°COB) perante ocorrências e empenhos que envolvem indivíduos com intenções relacionadas a tentativas de suicídio, foi realizado em todas as unidades deste Comando Operacional um treinamento, no formato de Workshop, denominado "Workshop de Atendimento a Tentativa de Suicídio", com militares das unidades e frações subordinadas. O evento foi realizado nos dias 04, 07 e 08 de novembro, sendo dedicado um dia para militares da respectiva unidade (5º BBM, 8º BBM e 12º BBM), sendo ainda ofertadas vagas à comunidade que também pode se deparar com essas tentativas como, Polícia Militar, Siate, Samu, psicólogos e funcionários dos CAPS, dentre outros.

O Workshop, foi organizado e coordenado pela Divisão Operacional do 2º COB, sendo executado por instrutores recém capacitados no CATS 2022, promovido pela Academia de Bombeiros Militar, além de militares que concluíram este curso no ano de 2021 e militares componentes do GTO de ATS.

Destarte, este treinamento teve como objetivo um nivelamento de conhecimento e difusão do conhecimento recém adquirido pelos militares concluintes do referido curso, direcionando às ações deste tipo de abordagem para uma abordagem humanizada, priorizando além de abortar a tentativa de suicídio, que essa situação seja o mais respeitosa e digna possível à pessoa que passa pelo momento de crise e pensa, nessa situação, em terminar com a própria vida.

Participaram dos eventos, um total de 63 militares e convidados, na condição de discentes. Estes, são lotados em vários municípios da área do 2º COB e receberam ainda a missão de multiplicar as técnicas e conhecimentos adquiridos para outros militares e profissionais que não tiveram a oportunidade de comparecer.

O evento no 8º BBM contou ainda com a palestra do psicólogo Diego Ciriani, que é uma referência na região, onde foram abordados aspectos do suicídio relacionados à psicologia.

O Workshop teve o sucesso esperado, sendo desenvolvidas diversas atividades teóricas e práticas relacionadas ao tema de atendimento a tentativas de suicídio.