Nos dias 05 e 06 de maio de 2021, a cidade de Divinópolis se transformou, virtualmente, na capital nacional da segurança contra incêndio e pânico, face o acontecimento do “I Webinário de Inovação para Segurança Contra Incêndio e Pânico de Minas Gerais”, com participantes de diversas regiões do país. Evento este de caráter técnico idealizado e organizado pela Fundação Salvar juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), através do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10°BBM).

As palestras foram transmitidas por uma plataforma de organização de eventos técnicos, bem como, pela plataforma de vídeos YouTube. O Webinário contou com mais de 1.400 inscrições, e já possuia mais de 3400 visualizações no YouTube (considerando os 2 dias de evento) em menos de 24 hs de encerramento.

O objetivo do Webinário foi envolver o público alvo nas questões ligadas ao tema: “Segurança Contra Incêndio e Pânico”, podendo destacar a qualidade das palestras apresentadas, com conteúdos atualizados e apropriados à finalidade do evento, ou seja, trazer conhecimentos técnicos de essencial importância para os empreendedores, estudantes, pesquisadores e profissionais da área.

Não se pode deixar de destacar a qualidade dos palestrantes do evento, os quais trouxeram temas de grande relevância para a prevenção e combate a incêndios, e ao controle do pânico em espaços de uso coletivo. Palestrantes estes procedentes do quadro de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, dentre estes, o Sr. Coronel Alexandre Gomes Rodrigues, Diretor de Atividades Técnicas do CBMMG. Também palestraram, personalidades importantes no cenário nacional da prevenção de incêndio, como o Presidente da Associação Brasileira de Proteção Passiva (ABPP), Sr. Rogério Lin (diretamente de São Paulo) e os conceituados professores acadêmicos/pesquisadores: Professora PhD Srª Dayse Duarte da Universidade Federal de Pernambuco (diretamente de Recife), Professor Fabrício Bolina da UNISINOS (diretamente de Porto Alegre), e o Professor PhD João Viegas (diretamente de Lisboa), do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal.