Focado em ações preventivas, o 1º Comando Operacional de Bombeiros (1ºCOB) – responsável pela coordenação dos Batalhões de área da região metropolitana, Divinópolis e Sete Lagoas – irá treinar sua tropa, no dia 20 de março, através do Webinário de Corte e Poda de Árvores - Período Chuvoso e suas melhores práticas.

No período chuvoso observa-se aumento significativo do número de ocorrências de quedas de árvores. Aumento que está relacionado com fortes chuvas que atingem árvores doentes, com partes ocas, pragas e raízes expostas, devido à erosão, fatores que aumentam potencialmente o risco. Mesmo árvores sadias podem ser vitimadas por fortes vendavais típicos de verão, trazendo transtornos aos cidadãos mineiros, que solicitam socorro e atendimento ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Uma das abordagens do treinamento será a utilização de tecnologias digitais de fácil acesso, que possibilita aos bombeiros militares avaliarem as condições das árvores, tais como o aplicativo V – Árvore. A ferramenta foi construída para orientar os vistoriadores nas diversas ações e tomada de decisão sobre as ações administrativas, legais, logísticas, orientadoras e mitigadoras, quando houver o risco iminente, todas balizadas pela Instrução Técnica Operacional nº 06 – Vistoria, Poda e Corte de Árvores;

As novas técnicas de vistorias em árvores, corte e poda são precedidas de avaliação do Cobom, o qual propiciará às guarnições empenhadas as necessárias condições para o trabalho, desde orientações ao solicitante sobre o órgão responsável para intervenções de risco não potencial até sua mitigação, quando houver risco iminente;

Todas as ações desenvolvidas pelos bombeiros devem ser registradas em Registro de Eventos de Defesa Social (REDS), para fins jurídicos, estatísticos e estratégicos. O sucesso no atendimento de uma ocorrência está relacionado à entrega do produto, que depende do emprego de recursos humanos qualificados e recursos logísticos em condições de emprego seguro. Para que isso ocorra no serviço de corte e poda de árvores, é necessário conhecer os equipamentos.

Neste Webinário haverá destaque para o funcionamento, manutenções e limpezas das motosserras – equipamentos que aceleram e otimizam a atuação bombeiro militar em prol da sociedade.

Inscrições:

Os bombeiros militares do 1º COB podem fazer sua inscrição com vagas reservadas de acordo com sua unidade, e também há vagas para demais COB’s e até para outros Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://tinyurl.com/Corte-e-Poda-de-Arvore-1COB, sendo que o Webinário acontecerá dia 29 de março, a partir das 14h.