VIII Seminário Internacional de Gestão do Risco de Desastres alcança profissionais de várias partes do Brasil e do mundo

Início / Notícias Criado em: 26-02-2021 às 17h:00

Seminário discutiu sobre a tecnologia a favor da resiliência

Em virtude da pandemia, o VIII Seminário Internacional de Gestão do Risco de Desastres foi realizado de forma virtual, pela primeira vez, desde a sua criação. O investimento em tecnologias próprias e serviço especializado para a transmissão com qualidade, possibilitou uma participação surpreendente de profissionais em todo o Brasil e em vários países do mundo.

Os organizadores do evento registraram a presença de cerca de 4 mil pessoas nos dois dias de transmissão do seminário. Representantes de vários órgãos como Corpos de Bombeiros de praticamente todos os estados brasileiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Compdec’s, prefeituras, secretarias estaduais e municipais, institutos de meteorologia, ambientalistas e vários outros profissionais ligados ao esforço de contenção e redução ao risco de desastres acompanharam as apresentações. Além é claro, da participação especial dos nossos parceiros como a Agência de Cooperação Internacional do Japão, Consulado Honorário do Japão em Belo Horizonte e também a Associação de Cultura e Tecnologia Brasil e Japão.  

O tema deste ano explorou a “Tecnologia a favor da resiliência”, e durante os dois dias de transmissão os participantes tiveram contato com as melhores práticas adotadas no Brasil e no mundo para mitigar, minimizar e até eliminar o risco de desastres e tornar as cidades mais resilientes. Entre os assuntos, foram discutidos protocolos integrados de preparação para atuação do período chuvoso, redução de risco de desastres relacionados a chuvas e atuação em desastres de alta complexidade, visando uma integração cada vez maior entre a sociedade e os órgãos responsáveis pela gestão do risco de catástrofes.  

As fortes chuvas que assolaram o estado de Minas Gerais no ano passado se repetem neste ano proporcionando muitas perdas em várias regiões do estado, situação essa que poderia ser ainda mais devastadora se as ações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em consonância com outros órgãos, não fossem capazes de mitigar os danos e impedir outros desastres. E essa é a razão pela qual o CBMMG continua investindo em capacitações e discussões para reduzir o risco de desastres e propagar a cultura da resiliência em Minas.

O estado que investe em prevenção destina menos recurso financeiro, reduzindo ou até evitando as perdas humanas, ambientais, sociais e econômicas. Esta tem sido a constante preocupação do Corpo de Bombeiros, que realizou nesta semana o VIII Seminário Internacional de Gestão do Risco de Desastres, em colaboração com a Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA.

O evento foi aberto ontem (25), pelo comandante-geral do CBMMG, cel Edgard Estevo da Silva e teve a colaboração de palestrantes renomados, especialistas em áreas afetas a gestão de desastre no Brasil e no mundo, e foi encerrado no final desta manhã (26) pelo Chefe do Estado-Maior, cel Erlon Dias do Nascimento Botelho.

Temas explorados no evento:

- Avaliação do impacto de inundações na bacia do Rio Itapocu;

- Área de perigo resultante da falha em barragem de rejeitos;

- Planejamento de contingência de inundações e resposta recomendada sob o cenário da Covid-19;

- Uso do aplicativo Álea no mapeamento de áreas de risco;

- Plataforma proximidade – Gestão do Risco com barragens;

- Vigilância em Saúde frente à pandemia da Covid-19;

- A previsão e o monitoramento do tempo no estado de Minas Gerais;

- Monitoramento hidrometeorológico e emissão de alerta de riscos em Belo Horizonte

No link abaixo você tem acesso às apresentações do Seminário:

https://drive.google.com/drive/folders/1xGCJAiHjSGN_Dy7q4_1BkkZOyqkbf6H0?usp=sharing

Quer saber mais? Assista aos vídeos abaixo: