Militares do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de MG (6º BBM), juntamente com agentes de fiscalização de posturas da prefeitura municipal de Governador Valadares, realizaram na última semana (21 a 25 de agosto), a segunda fase do Alerta Verde na cidade.

A operação Alerta Verde tem como objetivo disseminar a cultura de prevenção a incêndios em lotes vagos, além de buscar a efetividade das vistorias já realizadas pela unidade, diminuindo assim o pico de ocorrências desta natureza durante os meses de agosto e setembro, período do ano em que historicamente o município é muito afetado por incêndios dessa natureza.

Nesta fase do Alerta Verde, somente em Governador Valadares, 114 lotes foram alvos de vistorias. Os imóveis foram escolhidos de acordo com um levantamento que apontou áreas de maior incidência de incêndio em vegetação.

Durante a 2ª quinzena do mês agosto, as companhias e pelotões operacionais subordinados ao 6º BBM (Teófilo Otoni, Almenara, Araçuaí, Resplendor, Guanhães e São João Evangelista), também realizaram a operação nos municípios onde estão sediados sob a coordenação e controle do Batalhão Sede.

Aliadas a operação, campanhas de conscientização da população estão sendo realizadas com a finalidade de se reduzir a incidência de incêndios em lotes vagos no estado.

Uberaba

Ainda dentro do tema de prevenção e incêndios em vegetação, na última segunda-feira (21) deu-se início ao ciclo de palestras de prevenção e combate a incêndios na zona rural da cidade de Uberaba para crianças da pré-escola ao quinto ano do ensino fundamental, com previsão de término nesta quinta-feira (31).

​​​​​​No total, serão nove escolas abrangidas nestes setores (Capelinha do Barreiro, Peirópolis, Santa Rosa, Borgico, Calcário, Baixa, Ponte Alta, Santa Fé, dentre outros).

Estão sendo repassadas orientações de educação ambiental com intuito de diminuir queimadas através de peças teatrais lúdicas, palestras, panfletagem e presença da mascote Faísca e Florestinha. É um trabalho conjunto da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e Secretaria do Agronegócio (Sagri).