Nesta quinta-feira, dia 26, a União dos Militares Mineiros (UMMG) realizou uma cerimônia especial para entregar a medalha Tenente-Coronel João Batista de Assis, em homenagem ao Dia do Veterano do CBMMG. O evento aconteceu na Academia de Bombeiros Militar (ABM) e marcou o início das celebrações da semana do Bombeiro. Durante a cerimônia, foram entregues medalhas a dezesseis homenageados, nos níveis ouro, prata e bronze.
A comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan discursou sobre a importância da UMMG, na pessoa do coronel BM veterano José Honorato Ameno, na incansável missão de preservar, valorizar e defender os direitos, a memória e a dignidade dos veteranos.
Ela também enalteceu os militares agraciados, reforçando a necessidade de cultivar a cultura da valorização institucional e seus valores.
“O tempo passa, as gerações se renovam, mas os princípios que sustentam o Corpo de Bombeiros Militar, permanecem inabaláveis, graças aos nossos veteranos. Cada um aqui presente representa mais que um posto ou uma função, representam uma história viva”.
A medalha
A Medalha Tenente-coronel João Batista de Assis, foi instituída por meio de um decreto no ano de 2007, e destina-se a agraciar o bombeiro militar, bem como personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à União dos Militares e ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Os veteranos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais dedicaram-se de forma abnegada a proteger e salvar vidas durante décadas seguidas. Seus anos de experiência e expertise agregaram conhecimentos inestimáveis que permitiram que a corporação evoluísse e se superasse em todas as suas áreas de atuação.