A Solenidade celebrou a declaração de 20 novos Aspirantes-a-Oficial reafirmando o compromisso da corporação com a formação de líderes altamente capacitados para servir à sociedade mineira
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, na tarde da última sexta-feira (19), no Complexo Pampulha, em Belo Horizonte, a Solenidade de Formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO), declarando Aspirantes-a-Oficial os integrantes da Turma Imperador, Aspirantes 2026. A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, familiares, amigos e convidados para celebrar a conclusão de uma jornada de três anos de formação profissional, acadêmica e militar. Os 20 formandos iniciam agora a fase do aspirantado nas diversas regiões do estado.
Durante a solenidade, foram realizados os atos tradicionais que marcam a transição da condição de Cadete para Aspirante-a-Oficial, entre eles a devolução do Espadim Dom Pedro II, a entrega da espada do oficialato e a aposição das platinas pelos padrinhos e madrinhas dos formandos.
A cerimônia também foi marcada por homenagens, pelo compromisso regulamentar prestado ao Pavilhão Nacional e por demonstrações das tradições militares, que simbolizam a responsabilidade assumida pelos novos oficiais.
O Paraninfo da Turma Imperador – procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho – destacou em sua mensagem a importância da atuação harmônica entre as instituições públicas na construção de uma sociedade mais segura, justa e democrática. Em sua fala, ressaltou que o fortalecimento institucional, a cooperação entre os órgãos públicos e o compromisso permanente com o interesse coletivo são elementos fundamentais para o atendimento das demandas da população.
Representando os formandos, o sspirante Thiago César Pereira relembrou os desafios, aprendizados e conquistas vivenciados ao longo dos três anos de formação. Em seu pronunciamento, destacou o espírito de corpo, a união e a capacidade de superação da Turma Imperador, ressaltando que a excelência demonstrada pela turma foi construída não pela ausência de dificuldades, mas pela capacidade de permanecer firme diante delas. Também prestou homenagem aos familiares, professores, instrutores e companheiros de jornada que contribuíram para a formação dos novos oficiais.
A comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, enfatizou que a solenidade representa muito mais do que a conclusão de um curso. Segundo ela, trata-se do início de uma nova etapa profissional, na qual os novos aspirantes assumem a responsabilidade de liderar equipes, tomar decisões em cenários complexos, administrar recursos públicos e, sobretudo, cuidar das pessoas. A oficial destacou ainda que o período de aspirantado permitirá aos formandos conhecer diferentes realidades operacionais do Estado, ampliando assim a experiência e fortalecendo a conexão com as necessidades da população mineira.
A denominação "Turma Imperador" faz referência a Dom Pedro II, patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e inspiração permanente dos valores de honra, liderança e compromisso com o serviço público. Ao longo da formação, os novos aspirantes participaram de atividades acadêmicas, operacionais e administrativas, além de ações institucionais voltadas à sociedade, consolidando competências técnicas e desenvolvendo habilidades indispensáveis ao exercício do oficialato.
Ao final da solenidade, os Aspirantes 2026 prestaram o compromisso regulamentar ao Pavilhão Nacional, formaram a tradicional Cruz de Malta e realizaram o desfile militar em continência à Bandeira Nacional e à Comandante-Geral da Corporação. O encerramento foi marcado pelo tradicional grito de guerra da turma, simbolizando a conclusão de uma importante etapa e o início da missão de liderar, proteger vidas e servir à sociedade mineira com ética, coragem, disciplina, competência e humanidade.
Com a declaração dos novos aspirantes-a-oficial, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reforça seu compromisso com a formação de líderes preparados para enfrentar os desafios da atividade bombeiro militar e continuar honrando a confiança depositada pela população mineira na instituição.