O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou neste domingo (19), da solenidade de troca do Pavilhão Nacional, na praça da Bandeira em Belo Horizonte, mantendo a tradição com a participação dos comandos militares.

A cerimônia foi realizada com a presença da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Polícia Militar, Bombeiro Militar e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Guarda Municipal.

A bandeira do Brasil foi criada em 1889, logo após a Proclamação da República. Foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e desenhada por Décio Villares, com inspiração na bandeira do Império. Sua troca é realizada frequentemente, numa cerimônia solene e o evento tem a finalidade de despertar e desenvolver na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais.

Compareceram as seguintes autoridades militares: comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Paulo Alípio Branco Valença; comandante do CIAAR Brigadeiro do Ar José Henrique Kaiper; comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais, capitão de Mar e Guerra Leonardo Carvalho de Lucena Navaes; chefe do Estado Maior da Polícia Militar, Marcelo Ramos de Oliveira; além do presidente da Câmara dos Vereadores, Gabriel Sousa Marques de Azevedo.