Em junho deste ano foram notificados casos de covid-19 em um presídio no município Manhumirim. Uma equipe de técnicos da SES-MG se deslocou para o local para realizar uma investigação epidemiológica utilizando o helicóptero do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) operado pelo CBMMG. O objetivo era confirmar a ocorrência do surto, descrever o evento, e propor recomendações para mitigar e controlar a situação.

A atuação rápida e conjunta, envolvendo o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (DEPEN-MG), a Superintendência de Humanização do Atendimento (SHUA), a Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu e a equipe da SES-MG permitiram conter o surto e evitar óbitos das pessoas privadas de liberdade e dos funcionários.

A ação foi reconhecida através da premiação, com o segundo lugar da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na categoria pôster comentado durante o 12º Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), que aconteceu em Brasília nos dia 29 e 30 de outubro.

O Corpo de Bombeiros Militar através das aeronaves operadas pelo Batalhão de Operações Aéreas já transportou as equipes de técnicos da SES a diversos municípios para realização de ações, visando a contenção de surtos durante a pandemia da Covid-19 em Minas Gerais.