Tombamento de prédio em Betim acende o alerta para os sinais de desabamento no período chuvoso

Início / Notícias Criado em: 26-11-2020 às 17h:24

Conheça alguns sinais que podem provocar o desabamento de uma edificação

Desde o dia 17 de novembro, um prédio de 6 pavimentos tem assustado moradores do bairro Ponte Alta, no município de Betim. Depois de fortes chuvas que atingiram a região, o Edifício In Cairo tombou, afundando um lado de suas bases. O Corpo de Bombeiros foi acionado e compareceu ao local, mas felizmente, a edificação estava na fase final de acabamento e não possuía moradores. No entanto, 15 famílias do entorno precisaram ser removidas de suas casas em função do risco de desabamento.

Embora ainda não se saibam os motivos que levaram a construção a ceder, a chuva que atingiu a região, aliada a outros fatores, pode ter contribuído para o tombamento da edificação.

Durante o ano de 2019, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu a 229 casos de desabamento, desmoronamento ou colapso de estruturas em todo o estado. Já em 2020, até o mês de outubro, o CBMMG já registou 441 ocorrências dessa natureza. Na comparação do período (janeiro a outubro 2019/2020), foi registrado um aumento de mais de 200% no número de ocorrências dessa categoria.

Também houve aumento significativo nas ocorrências de soterramento, deslizamento ou rompimento em comparação ao ano passado. De janeiro a outubro de 2019, foram atendidos 41 casos em todo o estado. Em contrapartida, considerando o mesmo período neste ano, já foram registradas 138 ocorrências de deslizamento de encostas em Minas, o que representa um aumento de 236% nesse tipo de atendimento.

A chegada do período chuvoso aciona a necessidade de vigilância redobrada aos sinais de desabamento de edificações e deslizamento de áreas de risco como encostas, barrancos, além de áreas em potencial de risco como margens de rios.

Muitas tragédias poderiam ser evitadas e vidas poderiam ser poupadas se as pessoas adotassem comportamentos adequados e não ignorassem os sinais que a edificação apresenta. Uma postura preventiva pode evitar fatalidades.

Como identificar os riscos e o que fazer?

Há algumas recomendações simples que podem evitar tragédias. O período chuvoso traz uma série de perigos que estão relacionados ao movimento de massas, a possibilidades de colapso de estruturas, de desabamentos e desmoronamentos. A seguir, quais cuidados básicos devem ser tomados e como agir de forma preventiva em casos de risco.

Sinais

Em relação aos sinais de que o imóvel pode estar sofrendo algum tipo de problema estrutural, podemos observar, em primeiro lugar, o piso. Geralmente, quando há instabilidade do terreno, ocorre um movimento de assentamento, que pode provocar o afundamento em algum ponto do terreno, trincas, cimento ou revestimento rachando.

No caso das rachaduras nas paredes, é possível observar se estão progredindo. Uma dica simples pra observar se estão aumentando, é colocar em cima da rachadura uma fita crepe ou um pouco de massa corrida. Caso haja movimentação a fita ou a massa irá deslocar ou se romper.

Outro indicativo são portas e janelas. Se perceber que as janelas não estão abrindo por estarem fora do prumo ou as portas estão emperrando para abrir ou fechar devido à movimentação, o ideal é que a pessoa abandone o local e acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros para fazer uma avaliação se existem condições de segurança para permanecer na residência. Mas lembre-se de que a precaução é sempre o melhor remédio, especialmente durante fortes chuvas. Se o terreno estiver muito saturado de água, prefira aguardar a avaliação em local mais seguro, na casa de parentes ou amigos.

Como proceder?

Se o morador verificar qualquer tipo de problema como trincas, instabilidade do solo e estalos, abandone imediatamente o local. Deixe suas coisas ali e lembre-se que o maior bem é sempre a vida. Prefira sempre aguardar na casa de parentes e amigos. Não deixe de avisar os vizinhos, pois qualquer tipo de desabamento ou colapso de estruturas pode afetar também quem mora nas imediações. Por isso, o ideal é avisar os vizinhos pra que eles não sejam afetados em decorrência de qualquer acidente que venha acontecer no seu imóvel.

Já as pessoas que moram em encostas ou em áreas de risco estão mais vulneráveis, pois o local favorece ocorrências dessa natureza. Pessoas que moram à margem de rios ou que moram em locais nos quais a composição do solo é mais suscetível a desmoronamentos ou mesmo as pessoas que moram em relevo muito acidentado ou próximas a taludes que apresentam algum tipo de instabilidade, o ideal é que durante o período chuvoso redobrem o cuidado.

Existem medidas paliativas que podem ser aplicadas antes do período chuvoso, como por exemplo, fazer a cobertura de áreas descampadas com lona para evitar que a erosão se intensifique; realizar a limpeza de calhas, acompanhar o escoamento de água, a fim de verificar se o escoamento não está contribuindo para encharcar ainda mais o solo. Além disso, é possível criar um sistema de aviso entre os vizinhos, pois muitas vezes esses acidentes ocorrem no meio da madrugada e as pessoas podem ser pegas de surpresa. Então combine com seus vizinhos, com as pessoas que moram perto de você para criar uma rede de comunicação efetiva que poderá poupar a vida de muita gente.

Deslizamento de terra

Com relação aos deslizamentos de terra, a maioria das pessoas acham que o perigo só existe no momento em que a chuva está acontecendo, mas boa parte deles acontece em momentos em que a chuva já parou. Durante os dias anteriores, como houve reiteradas chuvas de quantidade considerável, acaba ocorrendo uma saturação do solo por ter recebido água demais, provocando o deslizamento. Então, é bom ficar atento para verificar se o solo está encharcado demais, se está havendo algum tipo de movimentação de raízes ou de árvores, ou se há concentração de água nesses pontos. Nesses casos, é melhor não arriscar. Muitas pessoas acabam se envolvendo em tragédias, pois acham que podem retornar ao local imediatamente após o término da chuva, o que é uma atitude perigosa e precipitada.

Quem devo acionar?

Ao identificar sinais da possibilidade de colapso na residência, acione a Defesa Civil, por meio do telefone 199. Mas se você já está em situação de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. E lembre-se: sua vida é mais importante que qualquer bem!