O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), em sessão solene realizada nesta quarta-feira (22), no Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte, comemorou os 88 anos da Justiça Militar de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) marcou presença no evento sendo um dos homenageados.
A comandante-geral da corporação, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, recebeu o Colar do Mérito Judiciário Militar. Já a Medalha do Mérito Judiciário Militar, foi entregue ao subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa, a coronel Amanda Cristina Miranda, o coronel Luiz Frederico Barreto Pascoal, o tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino, o sargento Rinaldo Cezar Fontes Cruz, o sargento Thiago Bruno de Albuquerque Morais e a sargento Lucélia Moreira Santos.
Na oportunidade, também foram celebrados os 10 anos da Escola Judicial Militar (EJM), e em comemoração, foi entregue a Comenda Mérito Acadêmico Professor Lourival Vilela Viana, destinada a quem tenha prestado serviços relevantes ao estudo e desenvolvimento do Direito Militar. Ao todo, foram prestadas 48 homenagens, e a Academia de Bombeiros Militar do CBMMG estava entre uma das instituições e personalidades homenageadas.
O Colar e a Medalha do Mérito Judiciário Militar foram criados para agraciar magistrados do TJMMG, bem como pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Militar Estadual ou à sociedade. Na edição 2025, dez são os homenageados com o Colar, enquanto a Medalha foi concedida a 57 pessoas, entre civis e militares, incluindo servidores da Justiça Militar.