Na manhã da última quarta-feira (23), foi realizada no auditório da Faculdade Pitágoras, a solenidade em comemoração aos 41 anos de instalação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Divinópolis. A presença dos bombeiros no município iniciou-se em 21 de fevereiro de 1981, com a inauguração da então 8ª Seção de Combate a Incêndio, subordinada ao então 2º Grupamento de Incêndio.

À medida que a cidade e a região se desenvolviam, esta fração recebeu várias denominações. Em 2006, a então 5ª Companhia Independente foi elevada à categoria de Batalhão de Bombeiros Militar. Atualmente, a unidade e suas frações atendem 55 municípios da região Centro-Oeste de Minas, com média de 2.493 ocorrências por mês.

A cerimônia

Durante a solenidade, foi feita a entrega das medalhas da Ordem do Mérito Imperador D. Pedro II, Mérito Profissional e Mérito Militar aos militares do 10° Batalhão de Bombeiros Militar que contribuíram para o crescimento e fortalecimento da corporação por meio de seus atos e ações, cumprindo a missão de salvar vidas. Ao todo, 72 militares foram homenageados na ocasião.

O agraciamento era concedido anualmente, no dia 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro. Porém, nos anos de 2020 e 2021, a entrega das medalhas não foi efetuada em razão das normas de restrições sanitárias relacionadas à Covid-19.

A cerimônia também contou com a entrega simbólica de materiais doados através de verbas pecuniárias da Vara de Execução Penal, Comarca de Divinópolis e intermediários através da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP). Os equipamentos serão utilizados para otimizar o atendimento operacional do 10° BBM, bem como melhorar as condições de trabalho dos militares. Diante do cenário atual, as fontes alternativas de recursos são de suma importância para a renovação de equipamentos e de frota, garantindo a prestação de serviços essenciais para a população.

O juiz da Vara de Execuções Penais e de Precatórias Penais, Dr. Francisco de Assis Corrêa e o presidente da ACASP, Breno Eduardo Clementino Silva foram homenageados como forma de reconhecimento a dedicação ao Corpo de Bombeiros no município.

Autoridades presentes

O evento contou com a presença de autoridades como o Comandante do 1° Comando Operacional de Bombeiros, Coronel BM Peron Batista da Silva Laignier; a Comandante do 10° Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel BM Amanda Cristina Miranda; o Chefe do Estado-Maior da 7ª Região de Polícia Militar. Tenente-Coronel PM Damon Mateus de Souza; o Delegado Regional do 7° Departamento de Polícia Civil, Cleovaldo Marcos Pereira; o Delegado-Chefe da Polícia Federal de Divinópolis, Daniel Souza Silva; o Instrutor-Chefe do Tiro de Guerra 04-019, Sub-Tenente EB Washington Adriano Carvalho; a Diretora-Geral do Presídio Floramar, Elisabete Pinheiro Fernandes; o Juiz da Vara de Execuções Penais e de Precatórias Penais, Dr. Francisco de Assis Corrêa; a Vice-Prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida Silva de Oliveira; o Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Eduardo Alexandre Carvalho; os Vereadores Claudinei Cunha da Silva e Ana Paula Freitas; o Promotor de Justiça da 4ª Promotoria de Justiça Criminal, Doutor Marco Antônio Costa; o Diretor Regional da 7ª RISP, Senhor Sérgio Evaristo de Souza; o Secretário-Executivo do CIS-URG Oeste, José Márcio Zanardi; o Presidente da ACASP, Breno Eduardo Clementino Silva; a Presidente da ACID, Alexandra Galvão; e o Presidente da CDL Divinópolis, Heider Vitor de Freitas.