Na manhã desta terça-feira (19), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) teve participação em uma data importante para os servidores militares do estado. A data marca o aniversário do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do estado de Minas Gerais (IPSM) que atua, há 112 anos, em prol da qualidade de vida da família militar mineira.

Os registros históricos revelam que a iniciativa da criação do IPSM foi de um grupo de sargentos da força pública do estado de Minas Gerais (antiga denominação da Polícia Militar de Minas Gerais), que em 1903 já pensava em criar uma forma de amparo às famílias dos militares.

A concretização desses anseios veio em setembro de 1911, através da aprovação e publicação da lei estadual nº 565, instituindo-se a caixa beneficente da força pública do estado de Minas Gerais, com a finalidade de "prover a subsistência das famílias dos oficiais e praças que falecerem...”. Desde então, o IPSM passou por inúmeras mudanças, a fim de ampliar os benefícios ofertados pela instituição.

Nos 112 anos do IPSM, há uma instituição que chegou até aqui buscando crescer de forma sustentável e ser reconhecida pela excelência do serviço prestado à família militar mineira.

Como forma de preservar e cultuar as tradições e valores que sustentam as instituições militares em Minas Gerais, bem como de homenagear autoridade, militares, civis e entidades que contribuíram com o engrandecimento dos serviços e atividades prestados pelo IPSM, foi instituída, em 2019, a “Medalha Coronel Manoel Soares do Couto”, assim nomeada em deferência ao primeiro diretor-geral do IPSM.

Manoel Soares do Couto, filho de Joaquim Soares do Couto, nasceu em Vargem, subdistrito de Mariana, em 1875 e faleceu com 57 anos de idade. De acordo com arquivos da época, o coronel Manoel Soares do Couto era um cidadão culto, disciplinado e patriota. Serviu à força pública durante 37 anos e foi um dos profissionais mais prestigiados e queridos da época. Comandante com importantes predicados, era um oficial disciplinador e justo, pelo qual seus subordinados nutriam grande simpatia, ao passo que entre a oficialidade era considerado um oficial dedicado, leal e extremamente cumpridor de seus deveres, preocupado com o próximo, qualidades que o enalteciam perante a tropa e pares.

Nesse contexto, a “Medalha Coronel Manoel Soares do Couto” é uma honraria concedida aos que se destacam, seja pela responsabilidade, ética, dedicação e seriedade - valores indissociáveis à família militar mineira - contribuindo para a consecução dos objetivos institucionais do IPSM.

O Comandante-Geral do CBMMG, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, fez uso da palavra para marcar a grande importância do IPSM. “Hoje como comandante-geral, sei da grande responsabilidade de manter este instituto que representa muito bem a família militar mineira. Quero agradecer e dizer que não venha só os 112 anos do IPSM, mas que venha a solidez, a perenidade, e a manutenção desse modelo, que é único, e que mesmo com as dificuldades de condução, tenho certeza que todos poderemos contar com a presença grandiosa do IPSM”.

Em seguida, o diretor-geral do Instituto de Previdência do Servidores Militares, coronel PM veterano Fabiano Villas Boas, subiu ao auditório para destacar a importância da instituição, e de todos os envolvidos no IPSM. “É um interesse comum de garantir com excelência a prestação dos benefícios previdenciários de assistência à saúde dos militares, e suas famílias, e que nos permite encontrar equilíbrio, e trabalhar em harmonia, alcançando os resultados esperados. Assim registro nossa gratidão a todas as pessoas que fazem esse sistema funcionar, caminhando em uma mesma direção, norteado pela ética, efetividade, inovação, sustentabilidade, impessoalidade, solidariedade e transparência. Agradeço e parabenizo imensamente os nossos pensionistas, razão de ser a nossa autarquia. Quero parabenizar também todos os agraciados com a medalha Coronel Manoel Soares do Couto. Essa honraria é concedida àqueles que se destacam pela responsabilidade, ética e dedicação, contribuindo para as parcerias institucionais do IPSM. Parabéns, e muito obrigado a todos”.

Estiveram presentes também, a subcomandante geral do CBMMG, e Chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, o Presidente do Tribunal de Contas do estado, Gilberto Pinto Monteiro Diniz, o Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, coronel Rúbio Paulino Coelho, o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marcelo Ramos de Oliveira, entre outras autoridades.