Foi encerrado na tarde da última quinta-feira (09), o 1º Curso de Proteção e Defesa Civil (CPDEC) realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

A solenidade foi presidida pelo chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, e contou com a participação do Auditor-Setorial,coronel Robespierre de Oliveira Silva, do comandante do 1º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Sérgio José Ferreira, da Diretora de Recursos Humanos, coronel Kênia Prates Silva Maciel de Freitas, da Diretora de Logística e Finanças, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, além de outras autoridades.

A Fundação Salvar, organização sem fins lucrativos do Corpo de Bombeiros, que tem entre os principais objetivos a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, apoiou a realização do curso, na disciplina em que os alunos elaboraram os Planos Locais de Resiliência.

Sendo um produto da 3ªedição do Plano de Comando, o CPDEC, enquanto curso de qualificação profissional para o público interno do CBMMG, teve como objetivo capacitar os bombeiros militares de todo o estado para exercerem as atividades inerentes à corporação dentro do Sistema de Proteção e Defesa Civil.

Considerando a competência constitucional e legal do CBMMG para coordenar e executar as atividades de proteção e defesa civil em Minas Gerais, o curso visou capacitar os bombeiros militares para ampliar o portfólio de serviços da corporação oferecidos à sociedade mineira, através de ações em todas as fases do ciclo de proteção e defesa civil, não limitando o seu foco às ações de resposta, tradicionalmente atribuídas aos Corpos de Bombeiros Militares.

Com uma carga horária de 166 horas-aula, o curso desenvolveu, com base na doutrina internacional e nacional sobre o tema, uma abordagem para enfatizar aos alunos a importância da gestão integrada para resiliência aos desastres, de modo a fomentar e orientar as ações de proteção e defesa civil nos municípios mineiros, sob a articulação das unidades de execução operacional do cbmmg.

Participaram como instrutores do curso, além de militares do cbmmg, servidores da:

- Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil;

- Serviço Geológico do Brasil (cprm);

- Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Mariana e Barra Longa;

- Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (urbel);

- Centro Integrado de Comando e Controle (cicc);

- Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte.

A realização do cpdec se tornou extremamente oportuna, considerando a publicação da quarta edição do plano de comando no mês de julho de 2021.

Com a 4ª edição, a temática de proteção e defesa civil ganhou um grande protagonismo, com a renomeação e redirecionamento do Portfólio do Plano de Comando para Portfólio de Proteção e Defesa Civil.

Com essa mudança, o alinha estrategicamente, ainda com mais ênfase, todas as ações institucionais com o ciclo completo de enfrentamento às anormalidades no seu sentido mais amplo, seja na gestão do risco de desastres, seja na gestão dos desastres em si.

Como resultado do CPDEC, cada um dos quarenta alunos do curso apresentaram um plano de ação local para resiliência a desastres para um município mineiro. A Assessoria de Planejamento do cbmmg esteve envolvida neste processo e dará continuidade através da escolha dentre os projetos apresentados para implementação nas unidades da corporação.

Mais uma vez, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais investe na formação técnica de ponta de seus militares para reafirmar sua inequívoca razão de existir, a de salvar vidas. E para salvar vidas, as ações de proteção e defesa civil são imprescindíveis e cada vez mais necessárias, visando tornar minas gerais um estado cada vez mais resiliente.