Veja mais fotos da solenidade: https://photos.app.goo.gl/hekwHmBhuyPiKH7M6

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, nesta manhã (02), a entrega da Medalha do Mérito Militar nos graus ouro, prata e bronze, na Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Belo Horizonte.

A Medalha de Mérito Militar, criada pela lei 14.487 de 2002 e regulamentada pelo decreto 43.194 de 2003, destina-se a agraciar os militares do CBMMG, como reconhecimento aos bons e leais serviços prestados ao longo da carreira. A comenda é classificada nos graus bronze, prata e ouro, conforme as condições previstas no decreto e que tenham completado respectivamente dez, vinte e vinte e oito anos de efetivo serviço.

Em razão do empenho maciço de nossa tropa na operação Brumadinho, no ano de 2019, e das restrições pandêmicas no ano de 2020, não realizamos as solenidades anuais de agraciamento da Medalha de Mérito Militar.

O agraciamento desta manhã, portanto, simboliza o reconhecimento do CBMMG pela contribuição de homens e mulheres com a expansão do atendimento da corporação à comunidade mineira, desempenhando suas atividades com abnegação, fidelidade e  profissionalismo.

Durante a solenidade, conduzida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, e que contou com a participação do chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, entre outros militares, um total de 83 bombeiros foram agraciados, sendo 13 medalhas de ouro, 29 de prata e 41 de bronze.

Em suas palavras, o comandante refletiu sobre a gratidão por estarmos vivos num tempo de tantos desafios na área da saúde, vacinados e com alguma segurança para realizar o evento. Algo que não foi possível no ano anterior. Ele destacou ainda que a corporação alcançou um patamar em que nunca esteve antes, se referindo a qualidade dos serviços prestados a sociedade e sendo referência nacional e internacional, fazendo menção ao apoio humanitário em Moçambique e no Haiti. Por fim, ele desafiou os agraciados a continuarem cuidando da corporação e ajudando a melhorar o mundo.

A conceção de medalhas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais cumpre um papel muito mais importante que mero protoclo. O obejtivo principal dos rituaus de agraciamento é motivar e desafiar os homens e mulheres que integram a corporação a carregar na farda e no coração o zelo e a abnegação que fazem desta instituição uma das mais respeitadas do país.