Solenidade de encerramento do Curso de Proteção e Defesa Civil

Início / Notícias Criado em: 24-10-2022 às 11h:40

Ocorreu, na manhã da última sexta-feira (21), no omplexo Pampulha da Academia de Bombeiros Militar (ABM), a cerimônia de encerramento do Curso de Proteção e Defesa Civil (CPDEC).
A solenidade ocorreu no pátio da ABM e contou com as presenças do Coronel Giuvaine Barbosa de Moraes, respondendo pela Chefia do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), do Coronel Robespierre, Auditor Setorial do CBMMG, da Coronel Kênia, corregedora do CBMMG, do Subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Coronel Veterano Waldir Figueiredo Vieira, entre outras autoridades militares e civis.

A realização do CPDEC se tornou extremamente oportuna, considerando a publicação da Quarta Edição (4ª) do Plano de Comando, no segundo semestre de 2021, a qual confere ainda mais protagonismo à temática de Proteção e Defesa Civil, ao trazer mudanças como a renomeação e o redirecionamento do portfólio do Plano de Comando para portfólio de Proteção e Defesa Civil.

O curso, que contou com uma carga horária de 110 horas-aula, foi desenvolvido com base na doutrina internacional e nacional sobre o tema. Buscou-se enfatizar aos alunos a importância da gestão integrada para resiliência aos desastres, de modo a fomentar e orientar as ações de Proteção e Defesa Civil nos municípios mineiros, sob a articulação das unidades de execução operacional do CBMMG.

De modo a continuar perpetuando o seu propósito de salvar vidas, o CBMMG, mais uma vez, investe na formação técnica de qualidade de seus militares, que, saem dessa experiência ainda mais capacitados e atualizados sobre as ações que envolvem a temática Proteção e Defesa Civil. Parabéns a todos os formandos!