O curso de Remotely Piloted Aircraft - RPA ou Aeronaves Remotamente Pilotadas, também conhecidas popularmente como drones, criado pela resolução 840, de 13 de março de 2019, com carga horária de quarenta horas aula, visa ampliar o conhecimento da tropa sobre o uso dessa tecnologia, formar novos pilotos e melhorar o serviço prestado à sociedade mineira.

Ministrado pela Academia de Bombeiros Militar (ABM), o objetivo do curso é capacitar as praças do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais de conhecimentos técnicos e habilidades práticas. Conhecimento esse que os qualifica para apoiar diversas ocorrências que necessitam de suporte de imagens aéreas, seja nas atividades de planejamento, gestão de operações ou atividades administrativas, além de promover a cultura de segurança de voo junto à tropa.

No decorrer dos cincos dias de curso, os militares puderam aprender sobre segurança de voo, conhecimento técnico sobre RPA, teoria do voo, navegação e uso de GPS, mapeamentos de incêndio urbano, fotografia e gerenciamento de imagens, código brasileiro da aeronáutica e outros assuntos.

Com o término do curso e ampliação do conhecimento da tropa sobre o uso dessa tecnologia, será possível melhorar o serviço prestado à população do Estado de Minas Gerais.