Na última quarta-feira (28), foi realizada, no Teatro Atiaia, em Governador Valadares, solenidade comemorativa alusiva aos 60 anos da presença do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no município. O evento marcou o início de uma série de ações comemorativas em celebração à data de instalação da unidade na cidade.
A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes da sociedade, reafirmando a relevância histórica e institucional do Corpo de Bombeiros para a comunidade valadarense. O evento também foi marcado pela presença de militares veteranos que, ao longo das décadas, comandaram a unidade e contribuíram de forma significativa para sua consolidação.
Em reconhecimento a esses relevantes serviços prestados, os ex-comandantes foram agraciados com moedas comemorativas (Challenge Coins) alusivas aos 60 anos do 6º BBM. Tradicionalmente, utilizadas em instituições militares, as Challenge Coins simbolizam honra, pertencimento e valorização da trajetória profissional, fortalecendo a identidade e o espírito de corpo da corporação.
Durante a solenidade, o comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6° BBM), tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, destacou a importância da data e o compromisso permanente do CBMMG com a sociedade.
“Hoje celebramos não apenas uma data, mas uma trajetória construída com bravura, honra e amor ao próximo. Para nós, é um dia de festa, mas também de reafirmação do nosso compromisso com Governador Valadares e toda a região, estando sempre presentes nos momentos mais difíceis. O Corpo de Bombeiros Militar se faz presente quando é necessário o socorro, quando é preciso salvar vidas. A comunidade pode sempre contar com o amigo certo, nas horas incertas.”
História do 6º Batalhão de Bombeiros Militar
Em 26 de janeiro de 1966, foi criado o destacamento do Corpo de Bombeiros em Governador Valadares, que autorizou a Prefeitura Municipal a firmar convênio com o Estado de Minas Gerais. Na mesma data, uma equipe de bombeiros oriunda de Belo Horizonte foi transferida para compor o então Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Minas Gerais no município.
No dia 30 de janeiro de 1966, a tropa, composta por 45 militares e comandada pelo 2º tenente PM Jamir Manoel da Silva, realizou um desfile pelas ruas centrais da cidade, sendo oficialmente apresentado ao prefeito municipal, Dr. Joaquim Pedro do Nascimento, às autoridades locais e à comunidade. Na ocasião, a unidade foi instalada nas dependências do Quartel do 6º Batalhão da Polícia Militar.
A partir de 2 de junho de 1999, com a promulgação da Emenda Constitucional nº 39, o Corpo de Bombeiros desvinculou-se da Polícia Militar, conquistando autonomia administrativa e operacional. A corporação passou a assumir, entre outras atribuições, a coordenação de ações de defesa civil, perícias de incêndio, normatização de segurança contra incêndios, além das atividades de prevenção, combate a incêndios, busca e salvamento.
Em 10 de março de 2000, assinado pelo comandante-geral do CBMMG, foi criada a Primeira Companhia Independente de Bombeiros Militar, com sede em Governador Valadares, atuando nas áreas de salvamento, socorro, prevenção e resgate de vítimas e bens, com reconhecida qualidade e agilidade nos atendimentos.
Articulação
Atualmente, o 6º BBM atua, além de Governador Valadares, nos municípios de Resplendor, São João Evangelista, Teófilo Otoni, Almenara, Araçuaí, Guanhães e Itaobim, contando ainda com o Pelotão de Emergências Ambientais e de Desastres (Pemad), especializado no atendimento a ocorrências de maior complexidade.
Além de sediar o 6º BBM, Governador Valadares abriga também o Quinto Comando Operacional de Bombeiros (5º COB), sob o comando do coronel Adriano Marcos Miranda, reforçando a importância estratégica do município para a atuação da instituição na região.