Soldados de segunda classe iniciam estágio operacional na RMBH

Início / Notícias Criado em: 09-04-2021 às 09h:31

Os profissionais que trabalham com o aço sabem que a exposição ao fogo mais intenso produz um metal mais resistente, e na formação militar não é muito diferente. Depois de cumprirem praticamente metade da malha curricular, os soldados começaram nesta semana o estágio operacional.

Os 512 recrutas que iniciaram o Curso de Formação de Soldado 2021 (CFSd BM) pela Academia de Bombeiros Militar (ABM) − distribuídos em 20 turmas, sendo 19 turmas de bombeiros combatentes e uma turma de bombeiros especialistas − já estão sendo inseridos nas unidades operacionais da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Nos primeiros meses de formação eles tiveram que cumprir a grade curricular com várias disciplinas teóricas, tais como História do Bombeiro, Direitos Humanos, Fundamentos Jurídicos e também as disciplinas operacionais como Sistema de Comando em Operações (SCO), Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Mergulho Autônomo, Salvamento Aquático, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Material Operacional, dentre outros.

Tendo vencido essa fase de fundamentação da formação militar, executadas nos 4 meses e meio que marcam a metade do curso, eles já estão aptos para iniciar o estágio operacional que vai até o fim da formação de soldados, com término previsto para o final de julho e início de agosto deste ano.

Neste período, os bombeiros estarão dispostos nos quartéis, sob a coordenação dos chefes de guarnição, em atendimento a ocorrências relativas a Atendimento Pré Hospitalar e Salvamento. No primeiro momento vão cumprir uma escala que vai de 8h às 20h, e gradualmente iniciarão a escala de 24h de serviço que segue o padrão da ala operacional.

Para o coordenador do CFSd 2020, capitão Heitor Aguiar Mendonça, “o objetivo é inserir os recrutas dentro de uma realidade operacional e aumentar a qualidade da formação, desenvolvendo competências e habilidades essenciais para a execução do serviço Bombeiro Militar ” explicou o oficial.

Já para o chefe da Divisão de Ensino da ABM, Major Carlos Alberto Alves “Trata-se de uma sala de aula multidisciplinar fundamental na preparação psicológica e profissional do Bombeiro Militar que atua no atendimento de emergências.", destacou o militar.