Simulado Operacional do 10° Batalhão de Bombeiros Militar

Início / Notícias Criado em: 14-12-2020 às 08h:58

Na última quinta-feira (10), foi executado um exercício simulado na região central de Divinópolis, envolvendo duas vítimas decorrentes de um suposto desabamento de estruturas de alvenaria e terra. O local do fato foi um canteiro de obras, sendo que as vítimas se encontravam presas dentro de um fosso de elevador.

Com utilização de técnicas de busca e resgate em estruturas colapsadas, as vítimas foram acessadas e removidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), sendo necessária a estabilização da cena com a utilização de escoramento das estruturas instáveis.

Uma das vítimas foi repassada ao SAMU e a outra conduzida pelo próprio CBMMG.

Um dos objetivos da atividade foi promover a integração interagências, estreitando laços operacionais e preparando os diversos órgãos relacionados a uma resposta em casos de emergências geológicas ou hidrológicas no período chuvoso. Foram acionados a PMMG, SETTRANS, Defesa Civil Municipal e SAMU.

Para fins de controle, a partir do acionamento, o tempo gasto no deslocamento do comboio de viaturas da Sede do 10º BBM ao local do simulado foi de 06 minutos. Decorridos 21 minutos da chegada, o terreno já se encontrava escorado e a primeira vítima foi retirada dos escombros. Após mais 06 minutos a segunda vítima já havia sido acessada, estabilizada e retirada dos escombros.