Na manhã da última quinta-feira (26), ocorreu um simulado de acidente de trânsito com vítimas presas às ferragens dentro da programação do  Maio Amarelo. A ação integrada contou com o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), Polícia Militar, Guarda Municipal, Samu e outros órgãos.

O evento ocorreu em Montes Claros, em frente à Praça Doutor Carlos Versiane, um dos pontos  mais movimentados do município, chamando a atenção de centenas de pessoas que paravam para assistir atentamente as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e do Samu.

De maneira coordenada, os Bombeiros precisaram realizar a estabilização do veículo e o desencarceramento das vítimas, sendo necessário rebater (cortar) o teto para que o Samu pudesse ter acesso às vítimas que receberam o atendimento médico pré-hospitalar ainda na cena. O isolamento do trânsito ficou aos cuidados da Polícia Militar, Guarda Municipal e da MCTrans.

Os agentes dos órgãos participantes ainda realizaram blitz educativa aos motoristas e pedestres que passavam próximo ao local.

O objetivo do simulado foi chamar a atenção, e levar os motoristas a uma conscientização para terem uma direção defensiva ao volante, ação essa que pode diminuir os números de acidentes de trânsito.

Estatísticas

No ano de 2020, o 7º BBM atendeu a 1.029, ocorrências de acidentes de trânsito, sendo que  em 2021, foram 1.039.

Somente nos três primeiros meses de 2022, o Batalhão atendeu outras 187 ocorrências da mesma natureza.

As duas principais ocorrências de trânsito atendidas pelos bombeiros são: os acidentes entre carro e moto seguido de queda de motocicleta.