O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio. Com o lema "Buscar ajuda é um ato de coragem", a iniciativa visa desmistificar o tema, que ainda é visto como tabu, e incentivar a busca por apoio e tratamento. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem se engajado ativamente nesta causa vital, reforçando a mensagem de que a vida é sempre a melhor escolha. 

O suicídio é uma grave questão de saúde pública global. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente em todo o mundo. O tema da prevenção ao suicídio é de suma importância para a sociedade como um todo, mas adquire uma relevância ainda maior quando se trata do público de agentes da segurança pública. Profissionais como os bombeiros militares estão constantemente expostos a situações de alto estresse, traumas e riscos, o que pode impactar significativamente sua saúde mental.

O CBMMG tem demonstrado compromisso e sensibilidade à saúde mental de seus integrantes e realizado ações de conscientização para a sociedade. No próximo dia 11 deste mês a corporação realiza, por meio do seu canal do Youtube, a Live Setembro Amarelo, com a participação do Coronel Diógenes Martins Munhoz, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, uma referência nacional na prevenção e abordagem a tentativas de suicídio. Entretanto, cabe ressaltar que o CBMMG não desenvolve o tema somente em setembro, mas em todos os 365 dias, com a responsabilidade de salvar vidas. Para reforçar essa capacidade de prevenção e resposta, o Academia de Bombeirois Militar capacita discentes na Abordagem a Tentativas de Suicídio, por meio de disciplinas em cursos de formação e qualificação (CATS). Ainda sobre a adoção de novas práticas de valorização da saúde mental, está em andamento a formação de instrutores do CBMMG, na prática de meditação voltada para a atenção plena, Mindfulness, para difundir para a tropa uma estratégia para a redução do estresse, melhora da saúde mental e qualidade de vida. No cuidado permanente com a tropa, o "Janeiro Branco" também tem sido uma importante campanha desenvolvida por meio de lives, com foco na prevenção da saúde mental do bombeiro militar.

Fortalecendo ainda mais a gestão desse risco, o CBMMG disponibiliza uma cartilha que fornece informações e dicas para a prevenção do suicídio, incentivando a busca por ajuda e tratamento para pessoas vulneráveis. A cartilha digital segue disponível no link: Suicídio e Incentivo à busca de ajuda

Por fim, é fundamental ressaltar a existência do Centro de Valorização à Vida (CVV), um serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. O CVV oferece atendimento 24 horas por dia, de forma sigilosa e anônima, pelo telefone 188, por chat, e-mail e pessoalmente. É um recurso valioso para todos que precisam conversar e encontrar apoio em momentos de crise.