Bombeiros de Minas Gerais conquistam grandes resultados no SENABOM

Início / Notícias Criado em: 24-10-2022 às 13h:30

Entre os dias 18, 19 e 20 de outubro, aconteceu no Expo São Paulo o XX SENABOM – Seminário Nacional de Bombeiros, que contou com delegações e comandantes gerais dos Corpos de Bombeiros de todos os Estados do Brasil.

O SENABOM tem por objetivo o incentivo à produção e acesso ao conhecimento fomentado pelos trabalhos acadêmicos profissionais desenvolvidos; o acesso às novas tecnologias utilizadas no atendimento às emergências e aos equipamentos de última geração, a troca de experiência entre organizações governamentais e não governamentais que tem como foco o combate à incêndios e operações de salvamento.

Durante os dias do evento, somaram-se 54 horas de palestras científicas e workshops, com convidados técnicos e especialistas em painéis temáticos, rodadas de negócios, audiência de 3450 pessoas, reuniões da Ligabom e respectivos comandantes dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados além dos expositores nas feiras: FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção e Fire Show – Iternational Fire Fair.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como estado anfitrião participou ativamente da organização do evento e da participação de seu efetivo, na produção e disseminação de conhecimento e troca de experiências entre os demais Corpos de Bombeiros.

Ocorreu, concomitantemente ao XX SENABOM, o campeonato de "Resposta Operacional", que tem por objetivo a utilização de procedimentos operacionais padrão, utilizados nos atendimentos diários realizados pelos Corpos de Bombeiros, e a prova "Bombeiro de Aço", onde o desafio é conhecer o bombeiro de todos os estados inscritos com maior resistência, prova que mede agilidade e força dos bombeiros, e também o Workshop de Veículos Híbridos e Elétricos na Escola Superior de Bombeiros,  que visa conhecer a tecnologia embarcada e o aprimoramento de técnicas de resgates envolvendo esses veículos.

A prova do Bombeiro de Aço é realizada em uma pista montada especificamente para a realização de atividades genuínas de bombeiros. O competidor começa vestindo o equipamento de proteção individual (EPI) e equipamento de proteção respiratória (EPR) próprias para incêndio. Em seguida, o bombeiro realiza as etapas que exige muito da capacidade física do combate a incêndio urbano da vida real, realizando uma série de tarefas como subir uma escadaria de um prédio de quatro andares carregando mangueira, executando um arrombamento de estrutura, combatendo um incêndio e resgatando uma vítima representada por um boneco de 80 Kg por 30 metros, computando tempo dentro de regras específicas.

A competição busca estimular a aptidão dos bombeiros militares e demonstrar ao público o rigor da profissão. Além de promover, treinar, melhorar e aperfeiçoar a execução das técnicas utilizadas no cotidiano, a prova ressalta o valor institucionalmente estabelecido da higidez física e do condicionamento físico. É ainda uma oportunidade de integrar bombeiros militares de outros estados, promover a troca de experiências e networking.

Neste ano, o CBMMG pôde participar das etapas da prova em Campo Grande -MS, em João Pessoa e agora em São Paulo, tendo obtido resultados expressivos em todas essas provas, dentre os quais primeiros lugares em algumas categorias. Dentre os atletas, convém destacar os resultados do sargento Jacovine, que obteve primeiro lugar de sua categoria, acima de 50 anos, em todas as provas que participou pelo Corpo de bombeiros militar de Minas gerais. Vale destacar ainda a grande conquista do CBMMG, ficando em 1° lugar em relação aos outros estados, exceto estado sede.

Dentre os eventos que são realizados no SENABOM, aconteceram duas feiras simultaneamente.

A Feira Internacional de Segurança e Proteção (FISP) e a Feira Internacional de Resgate e Proteção (FIRE SHOW 2022)

Ambas são organizadas e promovidas pela Fiera Milano Brasil, que é uma empresa especializada em feiras de negócios e revistas técnicas, que tem como escopo aproximar organizações e criar oportunidades de negócios e de relacionamentos na América Latina.

A FISP (23ª edição) em parceria com a Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Equipamentos e Produtos de Segurança e Proteção ao Trabalho (ABRASEG) , a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (ANIMASEG)  e o Sindicato da Indústria de Material de Segurança (SINDISEG).

Dentre os visitantes estão entre profissionais de enfermagem, bombeiros militares, médicos do trabalho, psicólogos, fonoaudiólogos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, inspetores de risco, segurança patrimonial, cipeiros, gerentes, diretores, compradores, entre outros.

A FIRE SHOW - INTERNATIONAL FIRE FAIR (14ª edição), com realização da ABIEX – Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndios e Cilindros de Alta Pressão, apresentou novidades em produtos, serviços e tecnologias na área de resgate e proteção contra incêndios.

Eventos dessa natureza criam oportunidades na busca de novos conhecimentos, uma vez que congregam as mais recentes tecnologias, produtos, serviços, experiências, além de ampliar e fortalecer a rede de contatos, fatores que contribuem para o aperfeiçoamento de habilidades e o desenvolvimento profissional e pessoal.

Finalizando a participação do CBMMG no SENABOM, o Chefe do Estado Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, fez uso da palavra para reconhecer a importância do evento: " O CBMMG se orgulha em participar de um evento grandioso como é o SENABOM. Um tempo atrás era muito difícil conseguirmos montar uma delegação para participar de eventos como esse. Em 2019 conseguimos mandar equipes do CBMMG, e este ano conseguimos aumentar ainda mais a participação de outros militares. Em 2015 foi plantada uma sementinha na Academia de Bombeiros Militar sobre a participação da corporação nesses eventos operacionais, fomos com a cara e a coragem representar a nossa corporação. Quero parabenizar o sargento Jacovine pelo 1° lugar na prova Bombeiro de Aço, e parabenizar a todos os outros militares. Agradeço a todos de coração pela entrega, e pela participação nesse evento que ficará marcado pra muitos como um dos primeiros, e pra mim será um dos últimos, de forma que a gente consiga manter não só o nome de Minas Gerais, mas o nome de outras instituições que senti uma grande integração. Mais uma vez muito obrigado a toda equipe."

Para o ano que vem, 2023, o evento será realizado na cidade de Gramado – RS – e terá o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul como organizador.