Nessa semana, teve início o Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2023, marcado pela “semana zero”, momento em que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recebe os futuros soldados da corporação, em longos dias de atividades, integração e treinamento.

Nos dois primeiros dias, os discentes participaram de palestras ministradas por autoridades da corporação, precedidas pela recepção ministrada pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, que enfatizou a importância da dedicação de cada um dos soldados de segunda classe, durante o período de formação, para que possam levar à sociedade o melhor trabalho possível.

Já, no segundo dia, a palestra realizada pela subcomandante do CBMMG e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, apresentou o organograma da corporação, com suas Seções, Diretorias, Centros e Unidades Operacionais, e explanou sobre os desafios enfrentados ao longo de sua carreira, de quase 30 anos, bem como a evolução vivida dentro da instituição.

A chefe do Estado-Maior também realçou que a dedicação de cada um dos futuros soldados será responsável pelo progresso deles na instituição: “se a pessoa se dedicar é possível ir de soldado a coronel, é possível ser chefe do Estado-Maior, é possível ser comandante-geral, isso só depende da dedicação de cada um”. Noutro ponto, destacou que “a vida dos soldados será feita de escolhas” e ressaltou que “todo trabalho é digno e precisa ser bem feito”. Ao apresentar sua trajetória no CBMMG, iniciada como soldado em 1993, aspirante em 1998, até chefe do Estado-Maior nos dias atuais, a coronel conferiu ainda mais legitimidade às orientações para os novos soldados.

Além das palestras, na primeira semana, ocorreram treinamentos de apresentação pessoal e canções militares, que reforçam pilares essenciais do militarismo como a hierarquia e a disciplina, seguidos por oficinas de ordem unida, com o objetivo de aprimorar a execução de movimentos em tropa e a coordenação dos futuros soldados do fogo.

Também, foram realizadas diversas atividades práticas que abordaram temas relevantes para a atuação dos bombeiros, com o intuito de proporcionar um maior entendimento sobre as responsabilidades e desafios que eles enfrentarão durante sua carreira, fortalecendo os valores essenciais da corporação, como o trabalho em equipe e a dedicação ao serviço público.

Durante essas oficinas práticas, os instrutores do CBMMG puderam compartilhar suas experiências e conhecimentos, proporcionando aos futuros soldados uma visão realista das situações que poderão enfrentar no exercício de suas funções. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de praticar as técnicas aprendidas, iniciando o desenvolvendo de habilidades necessárias para a atuação em situações de emergência.

Finalizando a semana zero, na sexta-feira (27), aconteceu o primeiro desfile acadêmico com os discentes, na Academia de Bombeiros Militar (ABM) e um Treinamento Físico Militar (TFM) que foi encerrado com o tradicional banho com a viatura Auto Bomba Tanque (ABT).

Sobre o curso:

O CFSd, com duração aproximada de 9 meses, e cursado em regime integral, envolve atividades teóricas, práticas e simulações, que fazem com que os futuros soldados desenvolvam a aptidão necessária para desempenhar as atividades inerentes à função bombeiro militar.

A grade curricular do curso é composta de várias disciplinas teóricas, tais como História do Bombeiro, Legislação Institucional, Direitos Humanos e também as disciplinas operacionais como Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Mergulho Autônomo, Salvamento Aquático, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Material Operacional, dentre outras.

Ao término do CFSd, os futuros soldados estarão aptos a atuar com excelência, em todo o estado mineiro, na nobre missão de salvar vidas, com base no propósito organizacional da corporação: “Salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança”.