Semana de Museus: Exposição retoma a maior e mais longa Operação do CBMMG

Início / Notícias Criado em: 23-05-2023 às 10h:16

Entre os dias 15 e 19 de maio, o Museu dos Militares Mineiros (MMM) participou da 21ª Semana Nacional de Museus. Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o evento este ano teve como tema: "Museus, sustentabilidade e bem-estar".

Nesse sentido, o Museu dos Militares Mineiros, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), promoveu exposições, visitas guiadas, jogos educativos e mesa redonda com o intuito de conduzir o público a reflexões sobre a questão da sustentabilidade e bem-estar.  O CBMMG apresentou a exposição “Reflexões que Transformam o Mundo”, retratando o rompimento da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, sob a perspectiva da instituição. Por meio de fotos, vídeos e cartas escritas pelas crianças de Brumadinho, o público pode conhecer o cenário encontrado após o desastre, a atuação dos bombeiros militares e as lições aprendidas com o ocorrido.

Na abertura do evento, o público foi agraciado com uma apresentação da Bombeiro Instrumental Orquestra Show (Bios). Já no encerramento dos trabalhos da semana, o MMM promoveu a Mesa Redonda “Aprendizados Institucionais em Grandes Desastres”. Tendo o desastre de Brumadinho como referência, membros do CBMMG, PMMG e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) discutiram o que suas instituições aprenderam com o ocorrido e o que está sendo feito em relação à prevenção deste tipo de desastre. Ao final, houve apresentação da Academia Musical Orquestra Show (Amos).

Centenas de pessoas, entre crianças e adultos, entre visitas agendadas de grupos e visitas espontâneas, passaram pelo o MMM e puderam, além de conferir a mostra fotográfica, conhecer um pouco da história do CBMMG. Devido à grande visitação e atendendo a pedidos, o CBMMG, juntamente com o MMM, estenderá a mostra fotográfica “Reflexões que Transformam o Mundo”. A exposição está disponível das 11h às 17h, no Museu dos Militares Mineiros, localizado na Rua dos Aimorés, 698, no bairro Funcionários.