Na última semana, entre os dias 26 e 02 de julho, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Teófilo Otoni, promoveu a semana de prevenção, com o intuito de propagar a cultura da prevenção e a integração entre os bombeiros e a comunidade local. Dentre as atividades realizadas, pode-se destacar o encontro com os veteranos da unidade, demonstrações profissionais, doações de sangue pelos militares da fração, torneio operacional, palestras e instruções para a população e momentos de agradecimento por meio de participação em celebrações religiosas.

O dia do Bombeiro Militar veterano do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) é comemorado no dia 26 de junho. Dessa forma, com o intuito de ressaltar o reconhecimento pelos bons serviços prestados e por compor a brilhante história desta instituição, foi realizado nas dependências da Segunda Companhia de Bombeiros, o Encontro de Veteranos da Unidade. No evento os veteranos compartilharam relatos de seu tempo de serviço, num misto de saudade e alegria, revivendo momentos que ficaram marcados na memória. Como forma de gratidão e reconhecimento, o comandante da 2ª Cia prestou solene continência ao militar mais antigo entre os veteranos, o 3º Sargento Veterano Quirino.

Motivados pela missão institucional de salvar vidas, bombeiros da 2ª Companhia promoveram um mutirão para doação de sangue no Hemocentro do Hospital Santa Rosália. O evento aconteceu durante a campanha do “Junho vermelho”, mês destinado a conscientização e incentivo às pessoas a doarem sangue, atitude solidária e voluntária que salva muitas vidas.

Visando demonstrar para a população o compromisso com a qualidade dos serviços prestados, foi realizada demonstração de atuação em salvamento em altura, onde os militares realizaram rapel no prédio comercial mais alto da cidade, localizada no coração da praça Tiradentes em Teófilo Otoni. A atividade aconteceu em horário comercial e chamou a atenção de todos que passavam por aquela localidade.

Como forma de estimular a aptidão física, promover e aperfeiçoar a execução das técnicas utilizadas no cotidiano, além de oferecer uma boa oportunidade de integrar os militares da Unidade, foi realizado o 1º torneio Cabo Fonseca. O nome foi escolhido como forma de homenagear o CB BM Fonseca (in memoriam) que faleceu em um trágico acidente em 2018. A competição foi composta por desafios diversos dentre as atividades operacionais onde os bombeiros mostraram o fruto de seu esforço.

No dia 2 de julho, data alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, foi realizado um evento na praça Tiradentes, ­­visando a integração entre o  CBMMG e a comunidade. Portanto, foram montados estandes, onde foi oferecido a população treinamentos de combate a princípios de incêndio, primeiros socorros e exposição de materiais utilizados pelo Corpo de Bombeiros.  Além disso, foi montada uma tirolesa para crianças como forma de agradecimento a carinho enorme delas com o Corpo de Bombeiros.