Em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro e por ocasião da semana de prevenção contra incêndios, tradicionalmente, são feitas algumas ações junto à comunidade no sentido de reforçar a importância da Segurança Contra Incêndio e Pânico, além de campanhas educativas para prevenir diversos tipos de sinistros.

Neste ano, a 5ª Companhia Independente de Bombeiros (5ª Cia Ind) organizou o workshop "Evento legal é evento seguro", que ocorreu em dois dias. Um voltado para funcionários de prefeituras e outro voltado para organizadores de evento e responsáveis técnicos. O intuito foi passar orientações sobre as mais recentes atualizações das normas de prevenção contra incêndio e pânico para garantir que todos os eventos da região possam ser realizados com segurança para os participantes.

Além disso, alguns bombeiros estão participando de programas de rádios locais para alertar a população quanto aos riscos dos incêndios florestais e passando dicas preventivas, já que estamos no período de seca.

Por fim, para fechar as atividades dessa importante semana, foi realizado o Torneio Operacional 2 de Julho, no dia 5 de julho, organizado com o objetivo de promover a integração entre os membros da 5ª Cia Ind e celebrar a dedicação de seus militares. O torneio reuniu uma atmosfera de camaradagem e competitividade.

Durante o dia, os militares do CBMMG executaram provas operacionais nas áreas de Salvamento em Altura, Salvamento Terrestre, Mergulho e CIURB, além das modalidades esportivas de Peteca e Futsal. Este evento não só reforçou a cultura de excelência operacional da 5ª Cia Ind, mas também serviu como um exemplo inspirador de comprometimento e espírito de equipe para todos os envolvidos. O Torneio Operacional 2 de Julho foi um sucesso, destacando o compromisso da 5ª Cia Ind BM de Sete Lagoas com a preparação e a eficácia no cumprimento de suas missões.

A Semana da Prevenção foi encerrada com vários eventos voltados para a prevenção e a 5ª Cia Ind BM demonstrou seu compromisso não apenas com a eficiência operacional, mas também com a promoção da conscientização e da preparação contínua. A expectativa é que estas iniciativas inspirem toda a comunidade a adotar medidas preventivas, garantindo assim um ambiente mais seguro e protegido para todos.

Contexto histórico

No dia 2 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro no Brasil. Essa data homenageia os heróis que arriscam suas vidas para proteger pessoas, cidades e florestas contra incêndios, desastres naturais e outros perigos. A escolha dessa data remete à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro. Oficialmente, o "Dia do Bombeiro" e a "Semana de Prevenção Contra Incêndios" foram instituídos pelo Decreto nº 35.309, assinado em 2 de abril de 1954.