Na última semana, a Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar em parceria com a Defesa Civil Municipal de Barbacena realizou o II Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil que contou com a participação de militares do Exército, da Aeronáutica, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da Polícia Militar de Minas Gerais, da Polícia Civil de Minas Gerais, de Agentes de Proteção e Defesa Civil, de Guardas Municipais, bem como representantes da sociedade civil.

O objetivo do Seminário foi estimular o desenvolvimento da resiliência dos municípios da área de articulação da 2ª Cia Ind direcionando os trabalhos dos COMPDEC's através de conhecimentos sobre noções básicas do ciclo de proteção e defesa civil, medidas de gestão de risco de desastre, estimulando o envolvimento da comunidade nessas ações. Além de proporcionar alguns conhecimentos sobre boas práticas em proteção e defesa civil, situações adversas de intervenções em defesa civil, uso da ferramenta Sistema de Comando de Operações na gestão de desastres, bem como falar sobre a captação de recursos no sistema S2ID.

O Evento contou com a presença do senhor Major BM Demétrius Bastos Goulart, representando o Coronel BM Winderson Alain Moura, Comandante do Terceiro Comando Operacional de Bombeiros, foi presidido pelo Major BM Ronaldo Rosa de Lima, Comandante da 2ª Cia Ind.

A organização do evento agradece os ilustres palestrantes, que atuaram de forma imprescindível para o sucesso do evento: Coronel BM veterano Waldir Figueiredo Vieira, Subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte; Coronel PM veterano Ângelo Augusto de Pádua e Silva, Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Barbacena; Major BM Ronaldo Rosa de Lima; Sra. Isabel Cristina Campos Machado, da coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Barbacena, bem como a todos os presentes, razão da realização do seminário.