A 2ª Companhia de Bombeiros Militar (2ª Cia), sediado em Teófilo Otoni, celebrou nesta quarta-feira (15), seu 31º aniversário de instalação na cidade. A Companhia atende em sua área de articulação 62 municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. São mais de três décadas salvando vidas no Nordeste Mineiro.

Na solenidade de comemoração do aniversário da unidade, foi realizada, a entrega de medalhas do Mérito Militar grau bronze e ouro, Diploma de Colaborador Benemérito, além de homenagear os militares que foram destaques profissionais no âmbito da 2ª Cia.

Foram homenageadas ainda, diversas autoridades locais com o troféu “Amigo do Bombeiro”, ícone criado para representar a 2ª Cia e agraciar todos aqueles que contribuíram, direta ou indiretamente na criação e desenvolvimento da unidade e das ações por ela desenvolvidas.

Ressalta-se a homenagem aos veteranos da 2ª cia, pois é preciso compreender a importância destes militares no contexto da nossa instituição. Eles são a força e a história de uma corporação cheia de legados e dona de uma tradição reforçada por esses heróis. A 2ª Cia agradece aos veteranos que justificaram o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em cada uma das suas fases, e que impulsionaram essa tropa que hoje segue seus passos.

Prestigiaram o evento diversas autoridades, entre elas, o coronel Adriano Marcos Miranda, comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros (5ºCOB); o coronel PM Sandro Heleno Gomes Ferreira, comandante da 15ª Região de Polícia Militar; o tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, comandante do 6º BBM; o tenente-coronel PM Rafael Duarte Muniz, comandante do 19º BPM; o delegado chefe do 15º Departamento de Polícia, os prefeitos municipais das cidades de Teófilo Otoni e Campanário; o presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Lidiomar Souza da Silva e o coordenador Regional da Defensoria Pública de Teófilo Otoni, Ubirajara Chave de Moura Júnior.

Compareceram, ainda, representantes da OAB, Poder legislativo Municipal, Polícia Penal, Tiro de Guerra 04-018, Presidentes de associações do comércio e de classe.

Somente nos últimos cinco anos, a unidade registrou 43.782 ocorrências atendidas e o esforço tem sido cada vez maior para consumar e manter o padrão de excelência no atendimento à comunidade. E a data de aniversário serve para reforçar o compromisso com a sociedade de potencializar as ações de prevenção, segurança e pronta resposta de forma dinâmica e ágil como deve ser.

Como tudo começou

A primeira unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na cidade de Teófilo Otoni foi instalada em 06 de fevereiro de 1992, através de um convênio celebrado entre o Governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni com o nome de Segunda Seção de Combate a Incêndio, pertencente ao 1º primeiro grupamento de incêndio da capital mineira.

Em 06 de agosto do ano de 2015, foi publicado na separata do boletim geral do Corpo de Bombeiros, de nº 32, a elevação de Quinto Pelotão de bombeiros para a Segunda Companhia de Bombeiros Militar, continuando a ser subordinado ao Sexto Batalhão de Bombeiros Militar, sediado no município de Governador Valadares.

Com sede na avenida Floriano Peixoto, número 50, no bairro Manoel Pimenta, a 2ª Cia de Bombeiros Militar possui atualmente um efetivo de 80 bombeiros militares, imbuídos em meio a atividades operacionais e administrativas. Especialistas nas áreas de combate a incêndios, serviço de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, prevenção e vistorias, dentre outras.

Atualmente, a Segunda Companhia de Bombeiros Militar é comandado pelo tenente Alonso Vieira Júnior e possui frações destacadas nos municípios de Araçuaí e Almenara, sendo responsável pelo atendimento de 62 municípios.