São Gonçalo do Rio Abaixo inaugura Posto Avançado do Corpo de Bombeiros

Início / Notícias Criado em: 04-07-2022 às 14h:19

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) avançou mais uma vez no propósito de melhoria da prestação de serviço à população, por meio da instalação de mais um Posto Avançado. A cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central do estado, oficializou nesta terça-feira (28), o início das atividades do Corpo de Bombeiros no município.

A solenidade foi realizada na sede da fração, localizada na avenida do Contorno Oeste, 1985, bairro Monte Verde, e contou com a presença do secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Igor Eto, representando o governador Romeu Zema; do comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva e do prefeito municipal Raimundo Nonato de Barcelos.

Mais proteção para uma região que tem crescido exponencialmente

O município está localizado em uma posição geográfica estratégica, com importantes rodovias estaduais e federais, como as BRs 381 e 262.  São Gonçalo do Rio abaixo se destaca também pela pujança econômica advinda da mineração. A cidade localizada na microrregião do Médio Piracicaba tem um IDH médio, PIB em constante crescimento, destacando-se sobretudo pela oferta de emprego, educação básica de qualidade e investimento na infraestrutura do município.

A população da cidade é estimada em 11.114 habitantes, contudo a área de atuação do Posto Avançado compreenderá uma população de cerca de 201.408 habitantes. Além de conter importantes rodovias, que, por vezes, são cenários de graves acidentes automobilísticos, a região tem instaladas empresas mineradoras que dispõe de uma das maiores e mais produtivas minas de minério de ferro do mundo. Essa dinâmica local justifica a premente necessidade de contar com uma unidade do Corpo de Bombeiros, cuja a competência será de elaborar, deliberar e gerir ações de proteção e defesa civil, promovendo mais segurança e autonomia para a região.

Estrutura e articulação

O Posto Avançado de São Gonçalo do Rio Abaixo estará subordinado diretamente ao Sexto Pelotão de Bombeiros Militar (6º Pel BM), sediado em Itabira, e contará com o efetivo de 18 bombeiros militares e três viaturas, além de equipamentos e todo o aparato necessário pra desenvolver atividades de busca e resgate, salvamentos aquático, terrestre e em altura, combate a incêndios urbanos e florestais, bem como o atendimento pré-hospitalar, ações de prevenção e projetos voltados para a comunidade.

Vale destacar que a instalação da fração gera um valor agregado para a região, já que o atendimento não estará restrito somente a cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, mas também se dedicará às cidades de Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e São Domingos do Prata, totalizando nove cidades da região.

Agregação de esforços

O território mineiro é marcado por uma ampla diversidade nos aspectos geográficos, demográficos, econômicos e sociais. É o estado com maior número de municípios, sendo a maioria das cidades de pequeno e médio porte. Minas Gerais é a segunda unidade da federação brasileira em quantidade de habitantes e possui a maior malha viária do país. A expansão do Corpo de Bombeiros Militar para mais municípios não seria possível e nem viável sem o deliberado apoio do Governo do Estado de Minas Gerais e das Prefeituras Municipais, esforço que, neste contexto, se traduzirá em importantes proventos para a região Central do estado.

Expansão

Cumprindo o objetivo de aprimorar, ampliar e tornar o Corpo de Bombeiros presente no maior número de cidades mineiras, novas unidades estão sendo inauguradas, aumentando a efetividade no atendimento e diminuindo o tempo resposta. As instalações de novas frações pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, nos últimos quatro anos, representam um crescimento de 23% de presença no território mineiro. Um avanço considerável, tendo em vista as dificuldades orçamentárias vigentes no estado.

Novas unidades