Acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Por ano, mais de 3.300 crianças morrem por esse motivo e outras 112 mil são internadas em estado grave. A estatística é da Organização não Governamental Criança Segura, que chama a atenção para um elevado número de mortes por acidentes domésticos no país, que muitas vezes pode ser evitado.

Nesta segunda-feira (26), os bombeiros foram acionados para ajudar uma menina de 3 anos que ficou com a cabeça presa em uma cadeira de sua casa, na cidade de Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte. A mãe da criança relatou que ela brincava quando ficou com o braço e a cabeça presos nas alças da cadeira. Os militares realizaram uma técnica simples, mas muito eficaz para abrir espaço de passagem da cabeça da garotinha, que não ficou ferida e permaneceu calma até o final da ocorrência. Um caso simples, mas que mostra a importância de agir com calma para fazer a retirada da forma correta, evitando lesões desnecessárias.

Atento a essa triste realidade apontada pelas estatísticas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) está sempre engajado em capacitações que ajudem a reverter esse quadro em nosso estado. O Salvar Kids é um Curso Rápido de Primeiros Socorros para pais, mães, professoras, cuidadoras e todos responsáveis por crianças de 0 a 12 anos. O treinamento é focado na Prevenção de Acidentes, com aumento da percepção de risco e dicas para evitar situações de risco, além de orientações para as primeiras ações de socorro até a chegada da equipe de urgência em casos de acidentes.

Nesta 5ª edição, totalmente online em função da pandemia, a instrução será ministrada através do canal da Fundação Salvar no Youtube e terá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais – Libras. O curso acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de abril, das 20h às 21h30.

Serão abordados assuntos como noções de prevenção de acidentes em casa, na escola, no trânsito e nos esportes; como agir nos casos de pequenos cortes, queimaduras, entorses, engasgos; como executar manobras para desobstrução de vias aéreas e também uma iniciação de reanimação cardiopulmonar (RCP).

Acesso direto à aula:

Clique aqui para participar!

Participe e faça perguntas - serão respondidas ao vivo!❗

Compartilhe no grupo de sua família!

Até lá!