O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) está presente na cidade de Juiz de Fora desde 11 de agosto de 1930, data em que um Pelotão de Bombeiros, foi instalado na cidade com o quartel localizado na rua Espírito Santo, onde funcionava o almoxarifado da Prefeitura Municipal. O efetivo era composto por 33 bombeiros militares.

Depois de várias mudanças de local de instalação, finalmente em 1988, o quartel é transferido para a avenida Brasil, no centro de Juiz de Fora, onde funcionava o antigo terminal rodoviário, local onde até hoje está instalado.

O contingente do Corpo de Bombeiros em Juiz de Fora recebeu diversas denominações, até que num trabalho de parceria, envolvendo o Município e os diversos seguimentos públicos e privados, foram realizadas obras de ampliação e melhorias no quartel, o que culminou com o Decreto Estadual nº 36.044, de 16 de setembro de 1994, criando na cidade, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), sendo este instalado, definitivamente, em 30 de março de 1995.

Atualmente, o 4º BBM é composto por 320 militares, comandados pelo tenente-coronel Winderson Alain Moura. Além da sede, o Batalhão conta com o Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Pemad), instalado na Zona Norte da cidade e um posto avançado entre a região Sul e Oeste. Além de frações destacadas nas cidades de Ubá, Muriaé, Viçosa, Leopoldina e um posto avançado na cidade de Além Paraíba.

Nesta terça-feira, 30 de março, de 2021, o 4º BBM completa vinte e seis anos de existência articulando-se na região da Zona da Mata. A unidade abrange um total de 90 cidades de médio e grande porte, com elevada concentração industrial e agrícola, estando sua sede na cidade de Juiz de Fora e suas cinco frações.

Um dia especial para os militares que compõem o batalhão, para a população da Zona da Mata mineira e para toda a corporação que conta com a dedicação dos bombeiros militares desta importante unidade, que zelam pelo sublime compromisso de SALVAR!