Qualificação constante e trabalho integrado garantem bons resultados em grandes ocorrências

Início / Notícias Criado em: 02-09-2020 às 14h:04

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem como premissa a busca constante pelo aprimoramento dos militares nas diversas áreas de atuação operacional para garantir efetividade em situações que requerem técnica e precisão.

Em grandes ocorrências, como o tombamento de um caminhão carregado de TNT(Trinitrotolueno) que caiu no Rio Sapucaí na semana passada, na BR 459, em Itajubá, mostram como o trabalho integrado das equipes qualificadas e bem organizadas por um sistema inteligente garante o sucesso do atendimento.

A carga, composta de explosivo que é geralmente utilizado em mineradoras, na construção de rodovias, na abertura de túneis, demolição de edificações, é extremamente perigosa e, por isso mesmo o atendimento à ocorrência exigiu do Corpo de Bombeiros um planejamento operacional específico, com definição de métodos e procedimentos a serem utilizados, através de um SCO – Sistema de Comando em Operações, que padroniza as ações de resposta em ocorrências deste vulto.

A operação envolveu equipes de mergulho, salvamento, resgate, de atendimento a produtos perigosos e do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) para o trabalho em conjunto, tendo em vista o grau de perigo oferecido pela carga. Com o acidente, a cabine do caminhão separou-se do baú carregado de explosivos e infelizmente o motorista no local, preso às ferragens. As equipes de mergulho atuaram na retirada do corpo da vítima, após um criterioso estudo de situação, tendo em vista a forte correnteza e a visibilidade comprometida.

Posteriormente foi realizado um acesso ao caminhão, sendo iniciado o transbordo do material explosivo do baú. As equipes de bombeiros monitoraram todo o trabalho e os cuidados necessários foram tomados para evitar acidentes.

“A operação somou aos militares grandes conhecimentos e experiência profissional. Todo apoio envolvido foi essencial para a resolução da ocorrência”, comentou o Tenente Marco Antônio, Comandante do 2º Pelotão da 7ª Cia Ind – Itajubá).