Projeto Escola Resiliente capacita professores em Juiz de Fora

Início / Notícias Criado em: 27-10-2022 às 13h:45

O projeto Escola Resiliente capacitou neste mês de outubro, 30 professores da Escola Municipal Padre Wilson, localizada no bairro Igrejinha, no município de Juiz de Fora, Minas Gerais.Durante o período de 4 horas, foram trabalhados assuntos relativos à temática de Proteção e Defesa Civil, com abordagem sobre riscos de desastres no Brasil, ações de prevenção e preparação envolvendo a comunidade e orientações sobre evacuação escolar.

 Além da parte teórica, foi realizada com os professores uma dinâmica para conhecimento dos riscos de desastres do bairro, utilizando um mapa da localidade. Nesta atividade, foram trabalhados os conhecimentos acerca dos riscos presentes na comunidade, rotas de fugas, pontos de interesse e ações de prevenção e mitigação.

 A atividade denominada "cartografia social" foi explorada utilizando as orientações do site CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) educação, que propõe atividades com a utilização de conceitos aplicáveis ao contexto escolar ao realizar interface com as disciplinas curriculares.

A capacitação dos professores é uma das etapas do projeto, que inclui a formação de brigada para atuação em acidentes e princípios de incêndio e a realização de simulado, proporcionando proteção da população escolar por meio da atuação de professores, alunos e colaboradores capacitados.

O Projeto Escola Resiliente, que possui suporte nos eixos 2 (Proteção e Defesa Civil) e 4 (Inspiração Institucional) do Plano de Comando da Corporação, está alinhado com as legislações nacionais e internacionais e amplia o portifólio de serviços do CBMMG para as escolas, com atividades voltadas para a inserção da escola e, por conseguinte, da comunidade, nas discussões atinentes à Redução de Risco de Desastres, contribuindo para o fortalecimento da cultura de prevenção, em consonância com os objetivos e prioridades do Marco de Sendai 2015-2030, Lei 12.608/12 e o Plano de Comando 4ª Edição 2015-2026.

Participaram da capacitação os integrantes da Defesa Civil de Juiz de Fora, contribuindo com orientações sobre a utilização dos pluviômetros e sua importância nas atividades de monitoramento.