Projeto de conscientização e boas práticas no ambiente corporativo do CBMMG

Início / Notícias Criado em: 17-11-2022 às 13h:43

Na última semana, ocorreu, na Academia de Bombeiros Militar (ABM), uma série de palestras e rodas de debate destinadas às discentes femininas do Curso de Formação de Soldados 2022. O evento faz parte do Projeto Piloto de "Conscientização e Boas Práticas no Ambiente de Trabalho do CBMMG". A proposta é multidisciplinar e envolve os setores da psicologia e a atividade correcional. Propõe, ainda, o compartilhamento de experiências da atividade e desafios da bombeira militar.

Participaram do evento 15 discentes do CFSd 2022 e foram ministradas palestras sobre “Assédio sexual e moral nas Instituições Militares”, pela Capitã BM Rosieli Ribeiro da Silva (CCBM), “Medidas de enfrentamento ao assédio sexual / moral e técnicas de empoderamento feminino”, pela 1º Tenente QOSBM Psicóloga Alina Gomides Vasconcelos (NAIS/3º BBM), uma contextualização sobre a realidade nas Unidades do interior, pela 1º Tenente BM Diana Wanderley Janhan Sousa, que participou nos 6 anos do Evento Sul Mineiro de Bombeiras Militares, realizado pelo 6º COB, além de dinâmicas e rodas de conversa mediadas pela 2º Tenente BM Andresa Vicente Amante, oficial que está à frente das discentes na ABM.

O evento coaduna com as políticas da Corregedoria do CBMMG está alinhado ao Eixo II (Gestão de Riscos e Controles Internos), Sub-eixo 3 (Prevenção e combate ao assédio moral e sexual), do Plano de Integridade do CBMMG. Além disso, enquadra-se como ação coerente com a Meta 02/2022 (propor meios de intensificar a prevenção ao assédio moral/sexual) determinada ao Comitê Nacional das Bombeiras Militares - LIGABOM.

O projeto piloto objetiva, futuramente, preparar todos os Bombeiros Militares, independente do gênero, para que, assim que finalizarem os cursos de formação, sejam orientados quanto às boas práticas institucionais, além de serem recepcionados por cada Comando Operacional de maneira a estarem preparados para as diferentes realidades de cada região.