Foi realizado, nesta semana, no município de Mato Verde, o Projeto Bombeiro nas Escolas, uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em parceria com a Brigada Municipal, que busca disseminar a cultura da prevenção, da autoproteção e da segurança entre crianças e adolescentes, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com situações de risco.
Durante a ação, 120 alunos da rede municipal de ensino participaram de atividades educativas voltadas à prevenção de acidentes, segurança doméstica, primeiros socorros, cidadania, prevenção a afogamentos, atitudes seguras no cotidiano e procedimentos de evacuação em situações de emergência.
Por meio de uma metodologia dinâmica, interativa e adaptada à faixa etária dos participantes, as crianças tiveram a oportunidade de aprender conceitos fundamentais de segurança e prevenção, desenvolvendo habilidades que podem fazer a diferença em situações do dia a dia. Além do conhecimento adquirido em sala de aula, os alunos são incentivados a compartilhar as orientações recebidas com familiares e amigos, tornando-se multiplicadores das boas práticas de prevenção em suas comunidades.
O Projeto Bombeiro nas Escolas fortalece a aproximação entre o Corpo de Bombeiros Militar e a comunidade escolar, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção como ferramenta para a preservação da vida. A iniciativa reafirma o compromisso do CBMMG e da Brigada Municipal com a educação preventiva e com a construção de uma sociedade mais segura, resiliente e preparada para enfrentar situações de emergência.