Programa de eficiência energética já está sendo implementado nas unidades do CBMMG

Início / Notícias Criado em: 20-08-2021 às 16h:00

Em abril deste ano, representantes das Forças de Segurança participaram de uma reunião com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para a apresentação de um plano de investimentos em eficiência energética, que beneficiará o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG.

A proposta de parceria com a Cemig com os órgãos de segurança tem o objetivo de garantir o consumo mais eficiente e econômico de energia elétrica, promovendo a melhoria do sistema de iluminação de todas as edificações das Forças de Segurança do estado.

No Corpo de Bombeiros, o termo de cooperação técnica já está na fase de implementação e substituições de lâmpadas, luminárias de IP internas e refletores ineficientes por lâmpadas, luminárias e refletores LED. As lâmpadas começaram a ser entregues no Centro de Suprimentos e Manutenção do CBMMG, no mês de junho, e as primeiras trocas começaram a acontecer no mês passado.

Na segunda quinzena de julho foi a vez do 3º Batalhão de Bombeiros Militar iniciar as trocas das lâmpadas, luminárias e refletores do prédio, que fica localizado no bairro São Francisco em Belo Horizonte. Uma equipe da Cemig acompanhou o processo de troca e ofereceu dicas a respeito da instalação, bem como dos testes relativos ao consumo atual.

A troca gradual em todas as unidades do Corpo de Bombeiros seguirá um cronograma que foi disponibilizado no SEI e será implementado de acordo com a organização elaborada pela Diretoria de Logística e Finanças do CBMMG.

Economia

A iniciativa, chamada de “Cemig nas Forças de Segurança”, será executada ao longo dos próximos dois anos e prevê a substituição da iluminação atual, incluindo lâmpadas, luminárias e refletores, por iluminação de LED, mais sustentável e econômica.

Inicialmente, o projeto contempla a substituição de cerca de 115 mil pontos de iluminação (aproximadamente 151 mil lâmpadas) em mais de 1.500 edificações. Com este projeto, a Cemig estima uma redução do consumo de energia de 16.511 MWh/ano no consumo global das instituições beneficiadas - energia suficiente para atender cerca de 11 mil famílias de baixa renda.