Profissionais da saúde do Corpo de Bombeiros auxiliam nas ações em Coromandel

Início / Notícias Criado em: 26-02-2021 às 14h:55

Desde o ano passado, com o surgimento da pandemia, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem empreendido inúmeros esforços para apoiar o governo do estado nas demandas referentes à Covid-19. Nesta semana, o CBMMG enviou especialistas da área médica para apoiar no atendimento à pacientes contaminados em Coromandel, no Triângulo Mineiro.

Em razão da crítica situação que assola o município de Coromandel, pelo expressivo aumento de casos de contaminação e o esgotamento da capacidade de atendimento público local, a Secretaria-Geral do Governo solicitou ao CBMMG e Polícia Militar (PMMG) apoio emergencial, tanto para os protocolos de restrições (apoio operacional) quanto para a gestão de saúde (apoio médico).

Até o momento, cinco militares do Quadro de Saúde e especialistas do Corpo de Bombeiros já prestaram apoio à gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e à organização do serviço local. Três médicos e dois técnicos de saúde que trabalham na triagem dos pacientes que demandam remoção.

A equipe de militares do CBMMG, que tem em sua composição infectologista, geriatra e pneumologista. Todos experientes e capacitados para atender pacientes desde estágios mais leves da doença aos mais graves e até pacientes intubados, cercando-se dos cuidados em campo para a proteção das equipes.

A ação conjunta entre a Assessoria de Assistência à Saúde (AAS) do CBMMG e a Diretoria de Saúde da PMMG, reforça a abnegação e desprendimento tanto por parte dos profissionais quanto por das corporações para atendimento e gestão da saúde em caráter humanitário.