Solenidade foi marcada pela comoção

Foi realizada, nesta terça-feira (16), uma solenidade para a inauguração da primeira placa nominal em homenagem às 272 joias do rompimento da barragem em Brumadinho, na Academia de Bombeiros Militar. A tragédia completa cinco anos no próximo dia 25 de janeiro, e motiva a maior e mais longa operação de busca e resgate da história do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias (CBMMG), que permanece dedicado a encontrar três joias que ainda estão desaparecidas.

Outras placas serão instaladas em locais que foram adquiridos ou receberam aportes por meio de recursos advindos do termo de reparação, com o fim de homenagear as vítimas e também para que a tragédia não seja esquecida.

Participaram do evento, o governador Romeu Zema, a subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, respondendo pelo CBMMG e a presidente da Associação dos familiares de vítimas e atingidos pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão – Avabrum, Andresa Aparecida Rocha Rodrigues, acompanhada dos demais familiares. Também estiveram presentes as seguintes autoridades: procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt, representando o procurador-geral do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares; defensora-pública do Estado de Minas Gerais, Raquel Dias; procurador da República em Minas Gerais e coordenador da força-tarefa de Brumadinho, Carlos Bruno Ferreira, entre outras autoridades civis e militares.

Além de prestar solidariedade aos familiares, o governador Romeu Zema, frisou a importância de se fazer justiça aos envolvidos: “As famílias, aqueles que estão sofrendo precisam ser tratados com dignidade e serem ressarcidos. Apesar de que isso não diminuirá a dor, é preciso, pelo menos, oferecer um mínimo de conforto.”

A coronel Daniela destacou empatia pela dor dos familiares e disse que a placa representa um testemunho e um compromisso do Corpo de Bombeiros Militar com a vida e com a segurança da população. “O nosso compromisso com a aquisição do complexo da Academia de Bombeiros Militar é assegurar que as missões atendidas se transformem em ações completas, voltadas para evitar que outras tragédias aconteçam, com foco prioritário na prevenção e na preparação.

Além do descerramento da placa de homenagem às vítimas, um dos momentos mais emblemáticos da solenidade foi o discurso carregado de emoção da presidente da Avabrum, Andresa Rodrigues, que falou sobre a dor incessante dos que perderam seus entes queridos, clamou por justiça e ao final, fez uma linda homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar, prestando continência junto com outros familiares presentes, em respeito à corporação.

“Hoje ainda restam três joias a serem encontradas. Seguimos acompanhando toda a operação de buscas até o encontro das joias. Sem justiça não há luto, e desistir, nós aprendemos com o Corpo de Bombeiros, que não é uma opção.”

Andresa finalizou liderando um lindo ato de continência ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que será honrado com a dedicação diária e o compromisso renovado da tropa para fazer tudo que estiver em seu alcance para que as três joias sejam encontradas, permitindo a conclusão de um ciclo de dor.