No período de 19 a 23 fevereiro, os militares do Pelotão de Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN), subordinado a Companhia de Proteção Ambiental (CPA), realizou o recolhimento de sua tropa para nivelamento de procedimentos e protocolos, visando o atendimento de emergências envolvendo produtos perigosos.

Durante a semana de recolhimento, foram abordados diversos assuntos como protocolos para atendimento de emergências envolvendo materiais inflamáveis, radioativos e corrosivos.

Além disso, foram realizadas diversas visitas técnicas, sendo uma na empresa Transpes, especializada em soluções logísticas, que atua há quase 6 décadas em projetos com os mais diversos graus de complexidade. Os militares foram instruídos sobre diversos aspectos de segurança a serem observados no que se refere ao içamento e movimentação de carga, situação comum nos acidentes envolvendo produtos perigosos.

A tropa também visitou o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (LFDA-MG), que faz parte da Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede LFDA), que é a responsável por fornecer dados técnicos e resultados de análises laboratoriais, que compõe a tomada de decisão no âmbito da defesa agropecuária. O LFDA possui uma estrutura com nível de Biossegurança 4, indicado para o trabalho que envolva agentes exóticos e perigosos que exponham o indivíduo a um alto risco de contaminação e infecções.

A semana de recolhimento foi finalizada com duas visitas técnicas que ocorreram no estado de São Paulo, sendo uma realizada nas instalações do Grupo Ambipar Response, localizada em Nova Odessa. O Grupo atua na área de proteção e emergências ambientais, realizando ações que abarcam desde pesquisa, desenvolvimento, resposta, até a recuperação ambiental e tratamento de resíduos em acidentes envolvendo produtos perigosos, assim como emergências com potencial dano ambiental.

Por fim, foi realizada uma visita nas dependências da empresa Dupont, situada em Barueri. A empresa é uma grande fabricante de materiais e equipamentos voltados para trabalhos que envolvam produtos perigosos, além de situações que seja necessária a proteção térmica.

 As ações internas, assim como as visitas possibilitaram a aproximação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais com diversas instituições, seja do setor público ou privado, permitindo que os militares conhecessem a rotina, protocolos e equipamentos, essenciais nas ações de respostas desenvolvidas pelos agentes em emergências envolvendo produtos perigosos.