Período chuvoso nem acabou, mas incêndios em lotes vagos já começaram

Início / Notícias Criado em: 18-03-2021 às 15h:04

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) começou, no início do mês de março, a campanha Alerta Verde que reforça as ações de vistoria e conscientização da população para a limpeza dos terrenos, pois é exatamente no período chuvoso que a vegetação cresce significativamente, potencializando os incêndios.

Ainda estamos no período chuvoso, mas os incêndios em lotes desocupados já começaram a causar problemas em Belo Horizonte, região metropolitana e no interior. Nas últimas 24 horas, o CBMMG atendeu pelo menos três ocorrências de fogo em lotes vagos, na capital. Em uma das ocorrências, foram gastos 1,5 mil litros de água para apagar as chamas que consumiram aproximadamente 2 mil metros quadrados de mata e gerou grande quantidade de fumaça. O fogo foi debelado e a ocorrência encerrada, mas ficam os prejuízos para a natureza.

Exatamente pela recorrência destes fatos, o Corpo de Bombeiros tem intensificado o trabalho de vistorias em todo o estado, visando a conscientização da população para a limpeza e conservação dos terrenos e a redução dos focos de incêndio.

Sete Lagoas

A 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ªCia Ind), realizou na última sexta (12), em Sete Lagoas, a Operação Alerta Verde. No município, a Operação foi realizada de maneira conjunta, por meio de Equipes Força Tarefa, contando com a importante parceria da Prefeitura, através da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Turismo.

Os relatórios com resultados de 121 vistorias de fiscalização serão encaminhados as autoridades Municipais para que os proprietários sejam notificados e procedam a limpeza dos lotes e terrenos identificados, sob pena de multa e outras sanções.

Os incêndios em lotes vagos representam uma grande parcela dos atendimentos do Corpo de Bombeiros durante o período de estiagem, por isto, é importante e oportuno realizar ações que possam preventivamente minimizar as demandas e os impactos provocados por este tipo de ocorrência.

Além do dano ambiental e risco ao patrimônio das pessoas, devido a intensidade e proximidade das chamas com as moradias e áreas comerciais, os incêndios em lotes vagos podem contribuir exponencialmente para superlotação das unidades de saúde por crianças, adultos e idosos portadores de problemas respiratórios, como bronquite, asma, entre outros, esses problemas são agravados pela exposição à fumaça dispersa no ar e pelos baixos índices da umidade relativa do ar.

Veja como foi o combate ao incêndio no bairro Heliópolis, ontem, em Belo Horizonte!