Na última semana, o Pelotão de Emergência Ambiental e Resposta a Desastres (PEMAD), do 5º Comando Operacional de Bombeiros (5º COB), realizou um treinamento envolvendo ocorrências típicas do período chuvoso, com o objetivo de atualizar a tropa para melhor atender a sociedade.

No primeiro dia de treinamento, os bombeiros foram capacitados a atuar em resgate de vítimas soterradas, escoramento de taludes, busca com cães, e operações de ferramentas especializadas. Já no segundo dia, os bombeiros foram direcionados às atividades aquáticas.

Nesses dois dias de instrução também ocorreram simulados de transposição de áreas alagadas, resgate de vítimas ilhadas, operação de botes em correnteza, transposição de vítimas de uma margem para outra de um curso d'água além de treinamento da técnica conhecida como "isca viva".

A atividade contou com a participação de 35 bombeiros militares oriundos das cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni, Resplendor, São João Evangelista, Ipatinga e Manhuaçu.