Conscientizar para prevenir

Na manhã desta sexta-feira (24), o Pelotão de Bombeiros Militar de Janaúba, no norte do estado, realizou uma atividade simulada de atendimento de acidente automobilístico, envolvendo um caminhão e uma motocicleta. O simulado faz parte das ações preventivas da campanha de trânsito Maio Amarelo, 11ª edição, com o tema: “Paz no trânsito começa por você!”.

Com o intuito de reduzir os altos índices de acidentes, a atividade simulada foi uma das várias ações realizadas durante todo o mês de maio, em função da “Campanha do Maio Amarelo”, envolvendo o Poder Público e a sociedade civil de modo a demonstrar o trabalho integrado das equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Samu, Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura Municipal de Janaúba.

Na ocasião, foi simulado um acidente automobilístico, no qual um motociclista perdeu o controle da direção da moto que pilotava vindo a colidir contra um caminhão, sofrendo vários ferimentos, inclusive traumatismo crânio encefálico.

De maneira coordenada, as equipes de segurança envolvidas na ocorrência realizaram a estabilização do veículo, a fim de garantir a segurança e permitir o acesso e a retirada da vítima que se encontrava debaixo do caminhão. A vítima foi assistida e recebeu o atendimento pré-hospitalar durante e após a retirada pela equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu.

Ainda na cena, como forma de demonstrar os riscos envolvidos em um atendimento dessa natureza, bem como a importância em manter o isolamento do local, uma guarnição da viatura de combate a incêndio, se mantiveram a postos, garantindo a segurança contra o risco de incêndio nos veículos.

Em ação conjunta e integrada, a Polícia Militar realizou as atividades de isolamento da cena e controle do trânsito, garantindo a segurança das equipes envolvidas no atendimento da ocorrência.

Em ato contínuo, a Polícia Civil atuou realizando a atividade de perícia técnica do acidente e autorização para remoção do veículo acidentado, que foi realizado por profissional do Pátio de Remoção de Veículos credenciado pelo Detran-MG, sendo por fim liberada a via.

O simulado tem o objetivo de estimular a conscientização de condutores de veículos automotores, ciclistas e pedestres sobre a importância da adoção de comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou entorpecentes, usar o cinto de segurança, não usar o aparelho celular enquanto dirige, cumprir as leis de trânsito e estar atento às condições das vias, ações que podem diminuir o número de acidentes.