Na manhã de hoje (15), o 2º Pelotão de Bombeiros Militar, de Itajubá, pertencente a 7ª Companhia Independente, de Pouso Alegre, realizou uma solenidade para inaugurar a reforma da sede da unidade.

Estiveram presentes na solenidade a subcomandante geral e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, o prefeito da cidade de Itajubá, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, o comandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Edirlei Viana da Silva, a excelentíssima senhora juíza federal do trabalho, Dra. Cláudia Rocha Welterlin, o presidente da Câmara Municipal de Itajubá, vereador Marcelo Karuss Rezende, o comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, tenente-coronel Otacílio Giovani Lagranha Gomes, o comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar, major Lucas William Costa, o delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. Mário Roberto Rodrigues Martins e senhora Eulália Dias da Silva Araújo, representando o delegado da Receita Federal.

Durante o evento, foi realizado o decerramento da placa da obra pela coronel Daniela, acompanhada das demais autoridades. Em seu discurso, a chefe do Estado-Maior agradeceu aos parceiros, pelo apoio e recursos destinados, que foram essenciais para que a reforma da unidade pudesse ser realizada e enfatizou a importância dessa conquista para o atendimento da população:“temos certeza que essas iniciativas propiciarão melhores condições para atendimento à população de Itajubá e entorno, assegurando que esta importante e estragégica cidade, receba uma resposta mais rápida, mais assertiva e mais estruturada, minimizando prejuízos econômicos e, principalmente, preservando vidas."

O 2º Pelotão de Bombeiros foi inaugurado em 13 de dezembro de 1980, com o tenente Sebastião Domingos Pinto como primeiro comandante da fração, assumindo um efetivo inicial de 15 militares. Atualmente, a unidade é comandada pelo tenente Marco Antônio de Oliveira Neto.

Além da cidade de Itajubá, a fração atende mais 13 municípios: Brazólpolis, Consolação, Delfim Moreira, Gonçalves, Maria da Fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Pedralva, Piranguinho, Piranguçu, São José do Alegre, Sapucaí-Mirim e Wenceslau Braz, perfazendo uma população aproximada de 200 mil habitantes.