Na tarde de ontem (30), o 5° Pelotão, do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Formiga, foi elevado à Companhia Operacional, em ato solene realizado na sede da unidade. Com essa elevação, da mesma forma que o Posto Avançado de Arcos, o Pelotão de Oliveira passa a ser subordinado à 4ª Companhia de Formiga, que atenderá a uma população superior a 435 mil pessoas, de 21 municípios da região.

A história do Pelotão de Formiga teve início no ano de 2010, quando, de maneira provisória, foi instalada uma base do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na cidade. Após um ano, em 2011, a sede definitiva foi inaugurada, marcando uma nova fase na proteção e serviço prestado à população mineira. Desde a instalação da sede definitiva, o pelotão foi ficando cada vez mais robusto, permitindo atender cada vez mais pessoas.

A elevação do Pelotão de Bombeiros de Formiga à Companhia Operacional traz mais um importante marco na história do município, refletindo o crescimento da região e consequentemente, a demanda dos serviços de socorro, salvamento, resgate e prevenção contra incêndio e pânico. Essa importante conquista proporcionará o crescimento do Corpo de Bombeiros na região, bem como o aumento da capacidade de prestação dos serviços para toda a população local.

A solenidade de elevação contou com a presença do comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, do deputado federal, Pedro Aihara, do prefeito municipal, Eugênio Vilela, do deputado estadual, Antônio Carlos Arantes, do presidente da câmara municipal de Formiga, Marcelo Fernandes, além de outras autoridades civis e militares. Em seu discurso, o comandante do CBMMG agradeceu a presença de todos, enfatizou a relevância de todos os apoiadores e destacou a importância da elevação desta unidade para a região: “Além da qualidade do atendimento, vamos ter mais um representante da instituição para ouvir e dialogar com a comunidade local, o que representa uma melhoria da capacidade do nosso atendimento”.

Concretizando a elevação do Pelotão à Companhia Bombeiro Militar, foi realizado o decerramento da nova placa da unidade. Essa conquista reflete o compromisso contínuo do CBMMG em proporcionar uma proteção abrangente e eficaz à população, atuando de maneira proativa na prevenção e na resposta a situações de emergência.